Nos próximos anos, o uso de pavimento de concreto nas rodovias brasileiras deve aumentar significativamente, passando de 4,5% para 10% da malha nacional. Em Minas Gerais, essa tendência ganha força como uma alternativa sustentável e eficiente, prometendo estender a vida útil das rodovias de 20 para 30 anos.
O tema foi debatido em um seminário recente promovido pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
Durante o evento, foi estabelecido um acordo de cooperação técnica e científica entre as instituições envolvidas. O objetivo é desenvolver projetos inovadores, promover a capacitação profissional e aprimorar a tecnologia no uso do cimento para infraestrutura rodoviária.
Qual é o impacto econômico da pavimentação de concreto?
Minas Gerais, que possui a segunda maior malha viária do Brasil em vias duplicadas, representa um quarto da produção nacional de cimento. Com oito grupos industriais e 15 fábricas, o estado é o maior produtor de cimento do país.
A indústria emprega direta e indiretamente cerca de 25 mil pessoas, com uma produção anual de aproximadamente 20 milhões de toneladas. Metade dessa produção é destinada a outros estados, evidenciando a importância econômica do setor para Minas Gerais.
Além das rodovias, o uso de pavimento de concreto em estradas de menor fluxo, como ruas e avenidas, também é promissor. Essa expansão permitirá que municípios adotem soluções mais duráveis e com menor necessidade de manutenção, resultando em uma redução de custos a longo prazo.
Quais são os benefícios do uso de concreto nas rodovias?
O uso de concreto nas rodovias oferece diversos benefícios. Primeiramente, a durabilidade do material pode reduzir significativamente a frequência de reparos, economizando recursos públicos e privados.
Além disso, o concreto é uma opção mais sustentável, contribuindo para a redução das emissões de carbono associadas à manutenção frequente de estradas asfaltadas.