O apagão que se originou por uma falha na transmissão de energia elétrica de uma subestação em Guarulhos atingiu São Paulo e a Grande São Paulo e afetou em torno de 942 mil imóveis no fim da tarde de sábado, dia 31 de agosto.
Segundo a Enel, somente na capital paulista foram 650 mil ligações impactadas. Esse número está representando cerca de 8% de todos os clientes que a empresa tem na cidade. As zonas mais atingidas foram zona leste e zona norte.
Já a companhia de distribuição de energia da cidade de Guarulhos, EDP, disse que em torno de 292 mil clientes também foram afetados, correspondendo a cerca de 13,5% dos locais abastecidos pela concessionária.
“Por meio de manobras automatizadas de carga foi possível minimizar o impacto, sendo que 37% dos clientes afetados tiveram o serviço religado em até 2 minutos”, comunicou a EDP em nota. “Para o restabelecimento total da região impactada foi necessário aguardar a retomada do suprimento externo da energia pela empresa transmissora, o que ocorreu às 19h37.”
Os bairros que mais foram impactados estão localizados na região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio, em Guarulhos.
Operador Nacional do Sistema Elétrico
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) afirmou em nota que uma interrupção de carga de cerca de 870 MW aconteceu às 17h31, depois do desligamento de todos os dispositivos da subestação Guarulhos, propriedade da empresa Eletrobras. Por causo do ocorrido, houve uma interrupção nas cargas da ENEL-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale.
As causas do apagão ainda estão sendo investigadas junto aos agentes e serão divulgadas em relatório que será emitido posteriormente, conforme o operador.
A falha aconteceu por volta de 17h30, quando vários bairros tanto de São Paulo quanto de Guarulhos sofreram o apagão, a luz só começou a ser restabelecida de forma gradual após as 19h. De acordo com a Enel, o problema foi 100% normalizado por volta das 20h na capital de São Paulo.