Por causa do objetivo de diminuir o uso de combustíveis fósseis, a energia renovável se torna o futuro do mundo. Pensando nessa estratégia, um projeto em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, tem o propósito de elevar de maneira exponencial a produção de energia elétrico implementando a maior usina solar do planeta, com milhões de placas solares.
A usina solar que vai funcionar ao longo das 24h se trata de um acordo entre Abu Dhabi Future Energy Company e a Emirates Water and Electricity Company. As companhias dizem que a usina de energia solar composta por milhões de painéis solares vai ter aproximadamente mais de 52 km², o que equivale a 7 mil campos de futebol.
A capacidade de produção da maior usina solar do mundo também é algo de se impressionar. Vão ser 10 milhões de placas solares, o que fará com que a usina solar funcione 24h e gere diariamente 1 GW, um volume de eletricidade suficiente para atender a demanda de até 750 mil casas.
Usina que funciona 24 h por dia
Produzindo até 1 GW de energia de base produzida diariamente a partir de energia renovável produzida por painéis solares, a usina solar que funcionará 24h vai ter o maior sistema combinado de armazenamento de energia solar e de baterias (BESS) do planeta.
De acordo com Sua Excelência, o Dr. Sultan Al Jaber, Ministro da Indústria de Tecnologia Avançada e Presidente da Masdar, ao longo de anos, a maior dificuldade enfrentada por fontes renováveis vem sendo a intermitência, isto é, a capacidade de produzir energia renovável de maneira ininterrupta.
De acordo com Al Jaber, em suporte a EWEC e seus colaboradores, vai ser projetada uma usina solar que funcionará 24h que que vai transformar a energia limpa em 1GW de energia de base confiável diariamente em uma escala sem tamanho, se tornando um dos primeiros passos que pode representar um grande avanço para o mundo.