A Itaipu Binacional foi incluída em uma nova categoria do Livro Guinness dos Recordes. A usina, que já está inclusa no livro como o objeto mais caro da Terra, devido a ter custado US$ 27 bilhões para ser construída em 1984, vai ser nomeada oficialmente como a “Maior produção de energia elétrica acumulada” do planeta.
A nomeação foi comemorada na última sexta-feira, 1º de novembro, em uma cerimônia no hall do Edifício da Produção da usina, contando com a presença das diretorias brasileira e paraguaia, ministros de estado dos dois países, além de ministros de Minas e Energia dos países que estão na Organização Latino-Americana de Energia (Olade). A juíza do Guinness Book que fez a outorga do recorde à usina também estava presente na cerimônia.
O Guinness World Records possui uma equipe especialista em gerenciamento de registros que realiza estudos para validar as conquistas. Eles ainda são responsáveis pela análise de todas as inscrições e documentação encaminhada e comprovar a validade dos dados para oficializar os recordistas.
Usina solar flutuante em Itaipu
Conhecida por sua grandiosa usina hidrelétrica, Itaipu Binacional, inovou ao anunciar a instalação de uma usina solar flutuante em seu reservatório. Na quinta-feira, dia 25 de julho, foi publicado o edital para fornecimento de equipamentos, instalação e assistência técnica para o projeto-piloto, com investimento previsto de 1 milhão de dólares (quase R$ 6 milhões), de acordo com o site h2foz.
O projeto da usina solar flutuante terá uma capacidade de geração de 1 megawatt-pico. Os painéis solares serão instalados no lado paraguaio do reservatório. A energia gerada será destinada ao consumo interno da própria usina e promove maior eficiência energética que contribui para a sustentabilidade.
A iniciativa está aberta à participação de consórcios binacionais, compostos por empresas paraguaias e brasileiras. Essa colaboração entre países pretende fortalecer os laços econômicos e tecnológicos, além de estimular a troca de conhecimento na área de energia renovável.
A usina solar flutuante traz diversas vantagens, econômicas e ambientais. O projeto integra os esforços de Itaipu Binacional para enfrentar a crise climática global, desenvolvendo soluções sustentáveis para a área de energia. Além de que, a usina solar flutuante aprimora o uso do reservatório existente, sem a necessidade de ocupar novas áreas terrestres.