De acordo com o anúncio do Governo de Santa Catarina e da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), na última terça-feira, 26 de novembro, o corredor elétrico de Santa Catarina irá ser ampliado para alcançar a meta de 100 cidades com eletropostos.
R$ 5,3 milhões irão ser investidos para a instalação de novas unidades de recarga. O propósito é de que todas as regiões do estado tenham infraestrutura confiável para a circulação de carros híbridos e elétricos.
O corredor elétrico catarinense é considerado um dos maiores do Brasil. Atualmente, a Celesc possui 66 eletropostos em 35 cidades de todo o estado. Joinville, no Norte catarinense, vai ganhar uma estação ultrarrápida que pode carregar um carro em 15 minutos.
“Temos caminhado juntos em direção a um estado mais sustentável. Essa nova fase do corredor elétrico catarinense é reflexo desse esforço coletivo”, destacou o governador Jorginho Mello no anúncio da última terça-feira.
“Estou confiante de que sua expansão irá impulsionar ainda mais a circulação de veículos elétricos em Santa Catarina, promovendo um desenvolvimento econômico que respeita o nosso meio ambiente e a nossa qualidade de vida”, finalizou.
Santa Catarina tem grande número de veículos elétricos
Santa Catarina é destaque se posicionando como o terceiro estado com mais veículos elétricos no Brasil. De acordo com a Celesc, usar os eletropostos saiu de 3.064 recargas em 2021 para 20.206 em 2023, representando um crescimento de quase 560%.
Em setembro, a empresa de distribuição de energia iniciou a cobrança pela recarga de carros elétricos em Santa Catarina, depois de quase dez anos de serviço gratuito.
A cobrança nos eletropostos tem o propósito de assegurar a manutenção e a ampliação do corredor elétrico catarinense, com maior disponibilidade e confiabilidade dos eletropostos.
“A introdução das tarifas garantirá que os catarinenses possam contar com uma infraestrutura robusta e em constante crescimento”, disse Tarcísio Rosa, o presidente da Celesc.