O Programa Autonomia e Renda da Petrobras abriu inscrições, na última terça-feira, 10 de dezembro, para 11 cursos gratuitos, contando com três de nível técnico e oito de qualificação profissional, em colaboração com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). No total, são oferecidas 740 vagas para pessoas de baixa renda em Pernambuco.
O projeto fornece também o pagamento de uma bolsa no valor de R$ 660 por mês. Para mulheres que tem filhos de até 11 anos, o valor da bolsa é de R$ 858. As aulas serão presenciais e ofertadas de manhã e à tarde nas unidades do Senai em Santo Amaro e Areias, no Recife, e no Cabo de Santo Agostinho, e em Ipojuca, na Região Metropolitana.
Como se inscrever?
Quem tem interesse deve se inscrever até 23 de dezembro pela internet, ou de maneira presencial na unidade desejada. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e a escolaridade mínima exigida para cada curso. Os detalhes sobre cada curso podem ser consultados no edital.
As prioridades de vagas são para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, transexuais, travestis, indígenas, quilombolas e refugiados.
Confira os cursos disponíveis:
- Auxiliar de construção civil;
- Auxiliar de eletricista;
- Auxiliar de mecânico industrial;
- Auxiliar de instrumentista industrial;
- Auxiliar de encanador industrial;
- Caldeireiro;
- Soldador no processo de eletrotodo;
- Técnico em automação industrial;
- Técnico em mecânica;
- Montador de andaime, formas e escoramento;
- Técnico em eletrotécnica.
Segundo o edital, os cursos de qualificação profissional têm duração entre quatro e sete meses, enquanto os de ensino técnico irão durar 17 meses. Além dos cursos, o programa conta com oficinas de DH (Desenvolvimento Humano), com carga horária de 60 horas/aula.
Depois das inscrições, a seleção dos candidatos vai ser definida através de um sorteio eletrônico, que está marcado para o dia 8 de janeiro de 2025.