O Mercado Livre de Energia é uma opção benéfica para todas as empresas que desejam economizar com os gastos com energia elétrica, mas também ter mais controle em relação a esses custos.
Isso inclui as indústrias de mármore e granito. Ano passado, mais de 20 empresas de rochas do sul do Espírito Santo iniciaram suas jornadas, para economizar nas suas contas de luz utilizando energia 100% renovável.
Essas companhias pouparão cerca de R$ 30 milhões ao longo dos próximos anos e irão evitar a emissão de mais de 7, 6 toneladas de gás carbônico consumindo de fontes como solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas.
Quando falamos sobre o setor de mármores e granitos no Brasil, seu gasto de energia é significativo e apresenta características específicas por causa das operações intensivas dessa indústria.
Um dos fatores está relacionado à extração, que envolve o uso de equipamentos pesados, como escavadeiras, serras e perfuradoras consumindo grandes quantidades de energia.
Além de que, o processamento dos blocos de mármore e granito extraídos inclui cortes em várias dimensões e acabamentos, utilizando serras de fio diamantado e máquinas polidoras que precisam de uma quantidade de energia significativa.
Na próxima fase, os equipamentos utilizados para cortar grandes blocos em lâminas e placas também demandam muita energia. Por exemplo, as serras diamantadas, são fundamentais para obter cortes precisos exigem muita energia.
Por isso, devido ao uso contínuo e intenso desses aparelhos, o consumo de energia elétrica é elevado representando uma parte significativa dos custos operacionais do setor.
Migrar para o MLE pode significar benefícios como: economia de custos, economias consideráveis na conta de luz, flexibilidade contratual, gestão mais eficaz, maior previsibilidade de custos, inovação e sustentabilidade e qualidade no atendimento.
A partir dessa lista, para crescerem de forma sustentável, as indústrias de mármores e granito deveriam considerar a migração para o MLE.