A Huawei, uma multinacional chinesa, realizou na última segunda-feira, 14 de outubro, em São Paulo (SP), um evento de lançamento de novos produtos, como equipamentos para o setor de energia solar.
Para o setor energético, a empresa apresentou uma nova linha de baterias para armazenamento de energia: a LUNA 2000-7/14/21-S1, e o inversor SUN 2000-7,5/10K-LC0, com programação inteligente para residências e que usa IA (inteligência artificial) para analisar padrões de pré-falha contra cenários adversos.
A companhia também anunciou ao público um carregador ultrarrápido para veículos elétricos e o assistente de gerenciamento de energia Smart Gard + EMMA, que permite backup de energia fora da rede e programação inteligente de energia residencial.
Rômulo Horta, diretor de desenvolvimento de negócios da Huawei Digital Power, em entrevista exclusiva ao portal Canal Solar, contou detalhes sobre os novos produtos, que devem chegar ao mercado brasileiro entre o final de 2024 e o começo de 2025.
Confira abaixo o que Rômulo entrega sobre o produto:
“Em termos de armazenamento, estamos trazendo uma nova família de baterias, chamada Luna, com módulos de 7 kWh cada. É possível combinar até três módulos fotovoltaicos, alcançando uma capacidade total de 21 kWh, o que atende à maioria das necessidades residenciais no Brasil. Nosso sistema também oferece segurança e eficiência, com inteligência artificial para gerenciar o desempenho das células da bateria. Isso é importante porque, em sistemas tradicionais, se uma célula se degrada, todo o sistema perde desempenho. No nosso caso, é possível manter o desempenho máximo das células saudáveis, sem impactar a performance geral.”
Aplicação no dia a dia?
“O sistema de baterias pode ser utilizado em uma configuração híbrida. Durante o dia, a energia solar gerada pelo inversor é usada diretamente, enquanto à noite ou em momentos sem insolação, a bateria entra em ação. Além disso, o sistema é vantajoso em locais onde não compensa injetar energia na rede da concessionária. Com as tarifas sendo constantemente atualizadas, faz cada vez mais sentido armazenar e consumir a energia dentro da própria residência, minimizando a dependência da rede e evitando a perda de créditos.”
Previsão de disponibilidade
“Alguns de nossos parceiros já estão se preparando para trazer o produto ao Brasil. A expectativa é que ele esteja disponível no portfólio no início do próximo ano.”