Que os brasileiros são conhecidos por sua criatividade e capacidade de improvisar não é novidade. Desde a construção de sua própria Ferrari até a conversão de carros em elétricos.
Um empresário de 35 anos, Marksuel Carlos Reis, instalou uma placa solar no teto de seu SUV elétrico, o BYD Yuan Plus, com o propósito de usar o Sol para recarregar as baterias do veículo.
Marksuel que também é um influenciador digital com mais de 365 mil seguidores no Instagram, comprou o seu carro, o Yuan Plus, há seis meses. Ele decidiu produzir conteúdo sobre mobilidade elétrica depois de uma frustrante experiência, quando a autonomia do carro caiu de 45 km para 0 km em questão de minutos. Esse incidente o incentivou a criar vídeos criativos e engraçados sobre os prós e contras de se ter um veículo elétrico.
Placa solar no carro elétrico
A ideia de instalar a placa solar em seu automóvel foi dos próprios seguidores do influenciador, que sempre o instigaram a resolver a questão da autonomia do carro elétrico com energia solar. Foi aí que Marksuel comprou uma placa solar de 570 Watts, instalou no teto do carro e a conectou usando um adaptador, porém sempre deixando claro que era mais uma brincadeira do que uma solução real.
Logo ficou claro que o painel fotovoltaico não teria um impacto expressivo na recarga das baterias. De acordo com o empresário, em meia hora exposto ao Sol, o carro não recuperou nem 3 km de autonomia.
Tempo de carregamento de um carro elétrico com placa solar
Segundo o conselheiro da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e CEO da Eletricus, Evandro Mendes, a potência máxima de uma placa solar é atingida em condições ideais, o que acontece raramente. Mendes fala que a placa solar recarregaria em torno de 3 km de autonomia por hora em condições perfeitas.
- Bateria do BYD Yuan Plus: 60 kWh
- Potência máxima da placa solar: 0,6 kW
- Tempo necessário para uma recarga completa: 100 horas de Sol sem nuvens
- Tempo de recarga realista: até duas semanas