Alterar alguns hábitos simples da rotina diária pode ajudar na economia do consumo de energia elétrica. Por exemplo, o cálculo de gastos com a conta de luz, ter uma planilha de despesas permite uma visão da saída de dinheiro a cada mês.
Outra dica fácil para diminuir os gastos com energia elétrica, é abrir cortinas e janelas ao longo do dia para diminuir o uso de lâmpadas, e é uma ação que pode ser seguida por todas as pessoas que vivem em um mesmo lugar. Outra recomendação descomplicada é desligar aparelhos que não estão sendo utilizados, evitando deixar aparelhos elétricos no modo de stand-by.
Consumo fantasma dos aparelhos domésticos
Alguns aparelhos eletrônicos têm o chamado “consumo fantasma”, que acontece quando eles estão em modo de espera (stand-by), usando energia para manter funções secundárias e/ou estarem prontos para ligação rápida.
A Cemig (CMIG4), Companhia Energética de Minas Gerais, fornece em seu site algumas outras orientações para quem quer diminuir o consumo de energia elétrica no seio familiar. Uma das dicas é ligar o ferro elétrico somente quando houver um grande volume de roupas para passar. Também evite usar o ferro em horários em que muitos outros eletrodomésticos estejam conectados, já que esse aparelho sobrecarrega a rede de eletricidade. A empresa ainda orienta os consumidores que passem as roupas delicadas primeiro. No final, é possível desconectar o ferro e aproveitar o seu calor para passar as peças mais leves.
Na hora do chuveiro, a dica mais recomendada é que os membros da família não usem o chuveiro elétrico entre 17h e 22h, conhecido como horário de pico, em que uma maior demanda por energia pode ocorrer. Como o chuveiro elétrico é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia, vale lembrar para deixá-lo na posição menos quente (verão) em dias muito quentes. Com isso, de acordo com a Cemig, é possível economizar em torno de 30% de energia.