O Governo Federal está trabalhando nos bastidores para indicar ao Congresso Nacional o próximo diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O órgão regulador está com um posto vago desde o fim do mandato do ex-diretor Hélvio Guerra, em maio.
A demora na indicação aconteceu por causa da dificuldade de se chegar a um acordo com o Senado Federal, que tem influência sobre as escolhas para as agências reguladoras. Mesmo que indicação não esteja totalmente acertada, já existe uma previsão de que ela saia ainda em 2024, passado o segundo turno das Eleições Municipais de 2024.
O nome quem tem mais probabilidade de ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que tem o aval do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, é de Gentil Nogueira de Sá Júnior, atual secretário nacional de energia elétrica.
A indicação de Nogueira ultrapassou as resistências entre os senadores e que, no momento, a Casa Civil está tentando fortalecer o nome do secretário do MME dentro da Casa Alta.
Embates entre Aneel e Ministério de Minas e Energia
A indicação para o próximo diretor da Aneel ocorre em meio ao embate entre Alexandre Silveira e o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa. Feitosa está na diretoria-geral desde agosto de 2022, pela cota dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que na época eram governistas.
Na última semana, ambos intensificaram as acusações e críticas um ao outro em função do blecaute que afetou diversos moradores da capital do estado de São Paulo e em outros municípios do estado, em que a distribuição de energia elétrica é de responsabilidade da Enel, que foi intimada pela atuação durante o temporal em SP.
Nogueira é engenheiro mecânico de formação, com ênfase em produção. O secretário ainda tem especialização em direito regulatório da energia e em análise de impacto regulatório.
Ele possui mais de 21 anos de experiência no setor de energia. Dos 21, passou 16 anos na administração pública, trabalhando nas áreas de regulação, geração e fiscalização do setor elétrico.