A Light começou, na última quarta-feira, 20 de novembro, a remoção de 180 geradores instalados para suporte no fornecimento de energia elétrica na Ilha do Governador e em Paquetá no decorrer das obras de modernização do sistema elétrico local. Os equipamentos, que atendiam de maneira prioritária as unidades de saúde, serviços públicos e segurança, foram fundamentais para garantir o abastecimento durante a instalação de uma nova linha de transmissão.
Com o avanço do projeto, que corresponde ao maior investimento já feito pela companhia na região, mais de R$ 300 milhões, os geradores não são mais necessários. A nova infraestrutura tem o propósito de entregar a maior eficiência ao sistema, assegurando 30% a mais de energia, e qualidade para os moradores e serviços locais.
A retirada dos geradores marca mais uma fase concluída desse projeto de modernização. De acordo com a Light, a iniciativa reflete o compromisso da distribuidora em garantir a infraestrutura necessária para o desenvolvimento e a segurança energética das ilhas.
Sandbox tarifário da Light
Na última terça-feira, 24 de setembro, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou a execução de um “Sandbox Tarifário” proposto pela Light com a participação prevista de 10 mil unidades consumidoras, no prazo de 36 meses. O projeto tem o propósito de reduzir perdas e inadimplência a partir de incentivos como o cashback.
Na proposta, vai haver uma divisão entre consumidores regulares (que são os que já estão em conformidade com as normas de consumo e pagamento) e consumidores irregulares (aqueles identificados com práticas irregulares nos últimos 24 meses e regularizados recentemente).
Para o grupo dos consumidores regulares vai ser aplicado o sistema de faturamento fixo e cashback se a tarifa for paga regularmente, com o monitoramento do impacto de incentivo. No faturamento fixo os valores das faturas não variam em função do consumo mensal.
Para o grupo dos irregulares será aplicado o mesmo sistema de faturamento fixo, com monitoramento do impacto dos incentivos de cashback tanto na redução de reincidência de práticas irregulares como no caso da adimplência.