Após a sua privatização, há cerca de dois anos, a Eletrobras estruturou sua área de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios procurando possibilitar a nova capacidade de investimentos da empresa. A agenda passa pelo desenvolvimento de projetos e por uma agenda efetiva de aumento do grupo.
“Não só de crescimento, eventualmente até desinvestimento, mudança de portfólio, quer dizer, venda de ativos, que é o que a gente vem fazendo também”, disse o vice-presidente da área, Elio Wolff, em entrevista ao MegaCast.
O executivo enfatizou a importância da modernização do portfólio da Eletrobras, com suas hidrelétricas e linhas de transmissão em todo o país, assim como a criação de novos negócios, incluindo o hidrogênio verde.
Entre as oportunidades na agenda, a empresa analisa participação em futuros leilões de capacidade e de transmissão, ao passo que busca por oportunidades de investimentos que alinhem inovação e sustentabilidade.
“No pré-capitalização, o grupo investia de R$ 2 a R$ 3 bilhões por ano e, de fato, quer dizer, ano passado a gente já fez um pouco mais que R$ 10 bilhões. Esse ano a gente deve fechar com um perfil muito próximo disso”, disse o executivo.
Eletrobras e TIM
A Eletrobras anunciou que comemorou uma parceria comercial com a TIM Brasil que vai possibilitar a oferta de energia elétrica a clientes da operadora de telefonia que estejam aptos ao mercado livre de energia. O objetivo é aproveitar a abertura do mercado livre para clientes de alta tensão, que passou a valer em janeiro de 22024, através de comercializadores varejistas.
O memorando assinado entre as duas companhias abre portas para outros projetos, como explorar soluções tecnológicas no âmbito de conectividade para os ativos de geração e transmissão de eletricidade da Eletrobras, o que contribui para a adoção de processos operacionais cada vez mais digitais na empresa.
Além da comercialização de energia, o acordo estima o estímulo ao uso de energia limpa, transformação digital de ativos de energia através do 5G e soluções relacionadas à Internet das Coisas (IoT), como instalação de medidores inteligentes.
Segundo o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, a colaboração está alinhada ao propósito da empresa de se tornar uma companhia “completamente voltada para o cliente, protagonista na comercialização de energia no mercado livre, que vai oferecer um ecossistema de comercialização com soluções completas e descarbonizadas para esse mercado”.