Também conhecida como energia solar, a energia fotovoltaica ganha cada vez mais espaço no Brasil. O país já o sexto maior produtor dessa modalidade, enquanto a energia solar já é a segunda mais produzida dentro do território nacional, ficando atrás apenas da energia hídrica.
A tendência é que cada vez mais residências e empreendimentos contem com a aplicação de energia fotovoltaica, especialmente com o incentivo à operação de fontes de energia renováveis. No entanto, isso não quer dizer que haja a compreensão de como funciona tal geração de energia.
Como funciona a energia fotovoltaica
A energia fotovoltaica, ou energia solar, é um tipo de energia elétrica produzida a partir da captação da luz solar com painéis solares. Sua geração acontece mesmo em dias nublados e chuvosos, sendo capazes de captar a radiação solar. Da mesma forma, sua produção é diretamente proporcional à radiação, ou seja, quanto mais radiação, maior será a quantidade de eletricidade produzida.
A energia fotovoltaica é amplamente eficiente. A célula solar comercial mais eficiente do mercado atualmente é a Aiko Solar ABC White Hole, cujo índice de 23,6% de conversão da luz solar em energia elétrica.
O processo da geração de energia fotovoltaica acontece a partir de painéis solares formados por um material semicondutor. Dessa forma, as partículas de luz solar incidem no material, fazendo seus elétrons entrarem em movimento e gerar eletricidade.
Tal energia é levada até um inversor solar. O equipamento é responsável por pegar a corrente elétrica contínua e transformá-la em corrente elétrica alternada. A partir desse momento, acontece a distribuição.