Com o crescimento dos carros elétricos no Brasil, outra modalidade que está em ascensão é o carro híbrido. Funcionando tanto com base em combustíveis fósseis como por energia elétrica, a opção é um passo na direção da sustentabilidade e sua versatilidade pode ser uma ótima vantagem econômica.
No entanto, muitas pessoas não sabem como funciona um carro híbrido. Afinal, é o mesmo motor que trata da combustão do combustível e das correntes elétricas necessárias para fazê-lo andar? Há uma separação entre as funcionalidades híbridas? Abaixo, nós respondemos suas dúvidas.
Como funciona um carro híbrido
O primeiro ponto a ser esclarecido acerca de um carro híbrido diz respeito ao seu motor. Os carros híbridos contam com dois motores separados, um elétrico e um a combustão. Seu funcionamento, no entanto, não ocorre em momentos iguais.
Geralmente, um carro híbrido utiliza o motor elétrico para realizar tarefas de menor demanda, como dar partida e manter-se em baixas velocidades. Quando há a necessidade de maior força, o carro automaticamente realiza uma troca para o motor a combustão.
Assim, o carro conta com dois propulsores (um para cada motor), um tanque para o combustível e uma bateria recarregável para armazenar a eletricidade. Tal fonte, inclusive, pode ser de dois tipos. Há os carros híbridos carregáveis por plug-in (com uma tomada para carga) ou de modelo tradicional, cuja carga é retirada de atos como a frenagem ou até mesmo do motor à combustão.