O Festival Interlagos se tornou a grande vitrine de lançamentos para o mercado brasileiro. O evento aconteceu neste fim de semana, em São Paulo.
Em 2024, as atenções são para os veículos eletrificados. Os anúncios envolveram marcas novas no Brasil, como Neta, Omoda e Jaecoo, e montadores já presentes no país, como BYD, GWM e Lexus.
Confira principais carros híbridos e elétricos apresentados no evento
NETA
A montadora chinesa vai começar suas vendas no Brasil em setembro, e inicia com dois SUVs 100% elétricos.
O Neta Aya é um SUV compacto, um potencial candidato para rivalizar com o BYD Dolphin. O modelo custa R$ 124.900, um valor intermediário entre os primeiros modelos da concorrente.
O motor do Neta Aya é elétrico, gera 95 cv de potência e tem 15,3 kgfm de torque, garantidos por bateria com 40,7 kWh. Com essa junção, a autonomia é de 263 km e a recarga pode ser feita tanto em eletropostos como na tomada 220V, em até oito horas para a tomada comum de casa.
A marca da China também apresentou o SUV médio X, com propulsão exclusivamente elétrica. O veículo chega ao Brasil em versões que começam em R$ 194.900 e alcançam os R$ 214.900.
A motorização faz 163 cv e 21,4 kgfm. A bateria é de 52,5 kWh, mas o motor mais potente e o peso extra da carroceria maior fazem a autonomia cair: 258 quilômetros.
GWM
A GWM apresentou dois carros novos no Festival de Interlagos. O primeiro é o Tank 300, um jipe com visual misto de Land Rover Defender e Mercedes-Benz Classe G. Chega ao Brasil no começo do ano que vem e não tem valor definido.
A motorização é do tipo híbrido plug-in, com tração nas quatro rodas (4×4). O motor a combustão é um 2.0 turbo de injeção direta, movido a gasolina. Ele trabalha em conjunto com dois propulsores elétricos, um em cada eixo. Combinados, a potência é de 408 cv e torque de 76,5 kgfm.
A bateria tem 37,1 kWh e é suficiente para o motorista dirigir o jipe somente no modo elétrico por 100 quilômetros.
O segundo modelo é o maior veículo que a GWM terá no Brasil. Nomeado de Wey 07, ele é um SUV luxuoso de seis lugares e de motorização híbrida. Com motor 1.5 turbo movido a gasolina auxiliado de dois propulsores elétricos.
Ao todo são 516 cv de potência e 95,1 kgfm, entregando de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Este é o mesmo tempo de um Porsche 718 Cayman. O conjunto de baterias tem 45 kWh e a autonomia é de 180 km somente no modo elétrico.
O alcance em modo híbrido chega aos 1.000 km. O Wey 07 será lançado na segunda metade de 2025, e não há valor fechado.
BYD
A BYD apresentou ao Festival Interlagos dois modelos de luxo da submarca Denza, uma joint-venture entre a marca chinesa e a alemã Mercedes-Benz.
Denza existe desde 2010, quando BYD e Mercedes-Benz compartilhavam a companhia com cada metade da montadora para cada lado. Hoje em dia, a montadora alemã detém 10% dos papéis e o lado chinês, 90%.
O primeiro modelo que a marca trouxe para São Paulo foi o Bao 5, um jipe de motorização híbrida plug-in, com motor 1.5 turbo a gasolina, junto de dois elétricos que, que em junção, alcançam 680 cv de potência e 77,5 kgfm de torque.
A bateria tem 31,8 kWh e o lançamento do carro está marcado para 2025.
O segundo é o Denza D9, um SUV com visual de um carro urbano. Ele estará no mercado brasileiro em 2025, mas chega antes do Bao 5, em versões com quatro e sete lugares, ambos com o mesmo requinte em poltronas reclináveis em couro Nappa para os passageiros.
Os assentos têm aquecimento, ventilação e massagem. Na cabine há uma geladeira, Smart TV retrátil, três carregadores de celular por indução, câmeras para chamadas de vídeo e teto solar panorâmico.
O D9 pode ter motor híbrido tradicional, plug-in e 100% elétrico, mas a BYD não informou quais versões serão vendidas por aqui.
A BYD também trouxe ao evento sua picape Shark. A montadora comentou notícias sobre ela ou seu preço, mas o lançamento deve acontecer já nas próximas semanas.
Será primeira picape com motorização híbrida plug-in do Brasil. No motor, está repetida a fórmula 1.5 turbo do Denza D9, junto de dois elétricos para potência combinada de 430 cv.
A picape da BYD consegue carregar 835 kg. A capacidade de carga é inferior ao que conseguem rivais como Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger.
LEXUS
A marca de luxo da Toyota, mostrou ao público o SUV híbrido plug-in RX 450h+. Ele já está à venda no país por R$ 609.990.
É o primeiro da companhia com este tipo de motorização no Brasil. O motor une um 2.5 aspirado a gasolina com dois elétricos. A potência combinada é de 308 cv e o torque alcança 23,6 kgfm.