Você já ouviu falar de fazendas solares? Similar a um condomínio solar, trata-se de uma usina de geração de energia fotovoltaica, geralmente instalada em um local rural e afastado, com grande incidência de raios solares, facilitando, assim, a geração.
No momento, o uso de energia solar é intensificado em donos de casas e propriedades similares, sendo algo pouco acessível para moradores de prédios. No entanto, isso é algo que está mudando e empresas como a Orbis Energia estão revolucionando o mercado.
A empresa mineira anunciou a construção de duas usinas de geração de energia solar no interior paulista com o objetivo de abastecer a CPFL Paulista. Dessa forma, diversos consumidores de São Paulo poderão se beneficiar da energia limpa e barata sem precisar investir em aquisição, instalação e manutenção de estruturas de geração elétrica. Ao final do mês, a economia pode ser de 10% nas tarifas dos consumidores.
Saiba mais sobre as fazendas solares
A Orbis Energia conta com duas usinas de geração de energia solar, chamadas de fazendas solares. Uma das estruturas fica em São João da Barra e começará a operar em agosto. A outra, será instalada em Igarapava, passando a funcionar em dezembro.
As fazendas solares contarão com 7 hectares de área total cada, onde serão instalados 7,2 mil módulos solares com capacidade individual de geração de 700 watts de potência. Para tanto, a Orbis investiu cerca de R$ 30 milhões e toda energia gerada será injetada na rede da CPFL Paulista.
A iniciativa é uma amplitude de modalidades como os condomínios solares, que nada mais é do que um espaço de média escala capaz de gerar energia elétrica suficiente para um conjunto de residências.