Quando falamos de instalações elétricas, é sempre importante ficar atento às normas técnicas necessárias. Uma destas é a Norma Regulamentadora 10, responsável por descrever a segurança em instalações e serviços de eletricidades.
Neste âmbito estão presentes as explosões em instalações elétricas, fato de extremo perigo. As normas apontam para a atenção para com gases, principalmente. Confira as linhas da norma:
- 10.9. Proteção contra incêndio e explosão
- 10.9.1: As áreas onde houver instalações ou equipamentos elétricos devem ser dotadas de proteção contra explosão e incêndio;
- 10.9.2: Os materiais, peças, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados à aplicação em instalações elétricas de ambientes com atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto à sua conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação (C 210161-0/l3/S).
- 10.9.3: Os processos ou equipamentos susceptíveis de gerar ou acumular eletricidade estática devem dispor de proteção específica e dispositivos de descarga elétrica (C210162-9/l3/S).
- 10.9.4: Nas instalações elétricas de áreas classificadas ou sujeitas a risco acentuado de incêndio ou explosões, devem ser adotados dispositivos de proteção, como alarme e seccionamento automático para prevenir sobretensões, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condições anormais de operação.
Normas técnicas de instalações elétricas
Confira abaixo as principais normas técnicas de instalações elétricas:
NR-10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
A NR-10 é uma medida que protege em casos de desenergização, aterramento e isolamentos. Portanto, é uma norma necessária em quaisquer situações de instalações elétricas que envolvam acesso a uma rede de energia.
NR-12: Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
A NR-12 trabalha diretamente com o manuseio correto dos equipamentos e máquinas de trabalho. É essa norma que diz respeito ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) em diversas ocasiões.
ABNT NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão
A ABNT NBR 5410 diz respeito às redes de baixa tensão, ou seja, abaixo dos 1000 volts. É essa a regra que rege a segurança desde do momento do projeto inicial até a execução, manutenção e verificação periódica.
ABNT NBR 14039: Instalações elétricas de média tensão
Assim como a NBR 5410, a ABNT NBR 14039 funciona em diversos âmbitos das instalações elétricas, porém, em sistemas de média tensão, entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts.
ABNT NBR 5419: Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas
Essa norma fala da instalação de para-raios em estruturas residenciais, comerciais, agrícolas ou indústrias. Nesse sentido, trata-se de um projeto de execução e manutenção de um sistema de proteção contra descargas de alta tensões emitidos pelos raios.