Para ter sucesso em cumprir as metas climáticas da agenda de 2030, é necessário a redução de mais da metade do volume de emissões líquidas de carbono em cinco das dez capitais mais populosas do Brasil. Nos outros locais, pelo menos 30% das emissões precisam ser reduzidas.
Os dados são da pesquisa realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), baseado no Sistema de Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa (SEEG) de 2022.
Somente em 2022, o Brasil emitiu 2,3 bilhões de toneladas brutas de gases de efeito estufa. Uma das metas determinadas para a agenda 2030 é reduzir as emissões líquidas para 0,83 tonelada por habitante.
Segundo o relatório global Climate Watch (CAIT) da World Resources Institute, o Brasil é o sexto maior poluidor climático, correspondendo a 3% do total global, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Indonésia.
As alterações no uso da terra, incluindo o desmatamento dos biomas brasileiros, lideraram o ranking como o responsável principal pelas emissões de gases do efeito estufa, correspondendo a 1,12 bilhão de toneladas brutas de CO2 (dióxido de carbono) isto é, 48% do total nacional.
O setor agropecuário é o segundo maior responsável pelas emissões, com aproximadamente 617 milhões de toneladas, isto é, 27% das emissões brutas do país.
O setor de energia fica em terceiro lugar, correspondendo a 412 milhões de toneladas, o que equivale a 18% das emissões. O setor de resíduos emitiu 91 milhões de toneladas, equivalendo a 4% e os processos industriais emitiram 78 milhões de toneladas, 3% do total de emissões do país.
De acordo com o portal Canal Solar, entre as cidades, Manaus (AM) é a 7º cidade mais populosa do país e lidera o ranking de emissão por habitante com 3,06 toneladas.
O Rio de Janeiro (RJ) é o segundo no ranking de emissões, com 2,03 toneladas por habitante.
Belo Horizonte (MG) está na terceira posição com emissão de 1,82 toneladas por habitante.
Já Salvador (BA) tem o melhor desempenho do ranking, com apenas 1,19 toneladas por habitante. O município mais próximo de alcançar a meta de 0,83 tonelada.