Uma estação de troca automática de baterias de carros elétricos realiza a recarga completa em apenas três minutos. Estamos falando de uma tecnologia da fabricante chinesa NIO, que oferta uma alternativa mais ágil em comparação ao abastecimento plug-in convencional, dos quais os modelos mais rápidos atualmente disponíveis exigem em torno de 20 minutos para uma carga completa.
A estação NIO Power Swap, desenvolvida em 2022, consegue armazenar até 21 baterias e realizar 408 trocas por dia. O terminal ainda permite que a recarga seja feita de maneira convencional, com uso de cabos, além da possibilidade de upgrade para baterias de maior capacidade, sem impactar em nenhuma modificação no veículo.
De acordo com a companhia, até o final de agosto de 2024 existiam 2.552 estações de troca de bateria em operação no mundo, sendo 837 delas na China. A solução também está funcionando em países da Europa como Dinamarca, Holanda, Suécia e Alemanha.
A NIO ressalta que, mais do que realizar a recargar dos carros elétricos, as estações também atuam como um sistema descentralizado de armazenamento de energia, ajudando na estabilização da rede compensando as flutuações na geração renovável. Outra característica é que, ao separar a bateria do carro elétrico, a tecnologia prolonga a vida útil de ambos, o que contribui para a economia circular.
Estação de bateria com painel solar
A fabricante chinesa inaugurou sua primeira estação de troca de bateria de quarta geração da NIO no mundo em Liwan, na província de Guangzhou, no sul da China.
Em algumas regiões, as estações de troca de bateria vão ser equipadas com painéis fotovoltaicos.
A quarta geração de estações pode suportar a troca de bateria de veículos de outras marcas, como a ONVO, e o primeiro projeto de cooperação da Aliança de Troca de Bateria vai ser implementado até o final do próximo ano. Além disso, a NIO disse que todos os modelos da marca podem receber baterias de até 150 kWh.