Saber como avaliar painéis solares antes de comprar é fundamental, as especificações que são detalhadas na ficha técnica de um painel solar oferecem as informações sobre seu desempenho esperado em condições específicas.
A recomendação é focar em especificações-chave, como a saída de potência, a eficiência e o coeficiente de temperatura do painel.
Entenda essas especificações:
Saída de potência
A saída de potência dos painéis solares é uma classificação essencial medida sob Condições Padrão de Teste, um conjunto padronizado de condições de laboratório para testar todos os painéis solares. Descreve a quantidade de energia que um painel solar pode produzir.
Atualmente, a maior parte dos painéis solares residenciais normalmente tem classificações de potência em torno de 400 W. Porém, painéis com pelo menos 370 W podem atender eficazmente às necessidades da maioria dos proprietários.
É listado como: Pmax, PMPP
Eficiência do módulo
Representa a porcentagem de luz solar que um painel pode converter em eletricidade utilizável. O painel solar médio tem classificações de eficiência que variam de 19% a 21%, enquanto os painéis solares residenciais de maior eficiência disponibilizados hoje em dia atingem classificações máximas de eficiência de até 22,8%. Aumentos na eficiência dos painéis solares ocorreram ao longo do tempo, e é possível que novas tecnologias nos levem mais alto no futuro próximo.
Coeficiente de temperatura
As células solares, que são construídas a partir de materiais semicondutores, veem uma diminuição na tensão à medida que sua temperatura aumenta. Quer dizer que, à medida que os painéis solares se aquecem, sua saída de potência diminui ligeiramente.
O efeito que a temperatura tem no desempenho solar é representado pelo coeficiente de temperatura, que mede quanto cai a saída de potência por cada grau acima de 25°C que atinge a superfície de um painel solar.
A maior parte dos painéis solares atualmente tem um coeficiente de temperatura entre -0,3% e -0,5% por grau Celsius. Quanto mais perto de zero for o coeficiente de temperatura, melhor. Por exemplo, os painéis EverVolt da Panasonic, se destacam com alguns dos melhores coeficientes de temperatura do mercado a -0,26%.
Listado como: Coeficiente de temperatura (PMPP), Coeficiente de temperatura (Pmax).