A Cemig conseguiu colocar em operação a nova Subestação 3 em Pouso Alegre. “Ela gera energia para atender 50 mil residências e amplia em 50% a oferta de energia no município”, detalha Marney Tadeu Antunes, o vice-presidente de distribuição da Cemig.
A nova instalação beneficia de maneira direta em torno de 200 mil pessoas em Pouso Alegre, Congonhal e São Sebastião da Bela Vista. Ela auxiliar na movimentação da economia local e expande o desenvolvimento da região.
Esse projeto é parte do plano de investimentos da empresa no Sul de Minas, focando na oferta de mais energia e dar mais segurança operativa ao sistema elétrico regional.
Habitantes de Pouso Alegre e região faziam constantes reclamações de picos e faltas de energia elétrica. Apesar de isso ainda está ocorrendo, tem sido reduzido em investimentos da companhia energética.
Marney disse que há uma séria de investimentos da Cemig, ao todo de R$ 260 milhões. São projetos que expandem a oferta de energia em Pouso Alegre e região.
A Cemig anunciou mais três obras. Irão ser construídas as subestações Pouso Alegre 5 (2025) e Cachoeira de Minas 1 (2026) e, a linha de alta tensão para interligar as subestações Itajubá 3 e Pouso Alegre 2.
As novas subestações dobram a capacidade de atendimento da demanda de Pouso Alegre. A ampliação do sistema elétrico está alinhada ao aumento observado e projetado no município, o segundo maior do Sul de Minas.
O Terra do Mandu anunciou em agosto que Pouso Alegre irá receber duas novas subestações da Cemig. A primeira é a Subestação 3 que na época estava sendo concluída e agora está em operação.
Só na cidade, foram investidos R$ 165 milhões. Isso ainda está incluindo a subestação no bairro Algodão, para atender a demanda industrial, que aumenta a cada ano com a vinda de multinacionais e indústrias de vários setores.