Para entender como consumir energia elétrica de forma mais eficaz, o melhor passo é saber como a conta de luz é elaborada. Primeiro, tente entender como funciona o sistema nacional de energia no país para compreender quais são os fatores que estão contribuindo na composição da tarifa. Conhecendo os detalhes fundamentais da conta, o consumidor obtém a vantagem de acompanhar seu consumo e checar como pode evitar gastos extras no seu dia a dia para economizar no final de todo o mês.
O preço da tarifa é estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica. É a Aneel quem define as regras e fiscaliza o setor elétrico no Brasil. Os processos de reajuste tarifários são definidos a partir de normas e metodologias definidas para cada cenário particular de cada concessionária.
“De forma simples, é possível separar o sistema de energia em 3 etapas básicas: a geração da energia, a transmissão dessa energia para as cidades, e a sua distribuição que chega no consumidor final, incluindo residências ou estabelecimentos comerciais e industriais. Todas essas transações são consideradas na composição da tarifa. Os detalhes desta divisão podem ser acompanhados direto na conta”, explica o gerente de serviços comerciais da energia Rondônia, Bernardo Moreira.
O preço de cada etapa é definido pela ANEEL e tem base em leis e regulamentos federais contendo custos que não são de responsabilidade da Energisa, como impostos, encargos setoriais, custos de geração e de transmissão de energia. Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, a maioria das vezes ele não percebe que nela já estão imbuídos outros valores que compõem a tarifa.
Estes valores são arrecadados pela distribuidora e repassados diretamente às empresas e aos órgãos responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo de energia.
Confira algumas dicas de como economizar
Primeiro: substitua as lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas LED, elas consomem até 85% menos energia para produzir a mesma quantidade de luz.
Segundo: retire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando, mesmo em modo de espera os aparelhos como TV e micro-ondas consomem um pouco de energia elétrica devido à luz do aparelho.
Terceiro: reduza o tempo no banho mudando a chave seletora de temperatura, pode parecer simples, mas vai fazer diferença.