Você sabia que uma invenção brasileira de quase 100 anos chamada de chuveiro elétrico ajudou indiretamente a recarregar os veículos elétricos ou híbridos plug-in?
O Autoesporte conversou com o diretor geral da empresa de carregadores NeoCharge, Ayrton Barros, para entender um pouco mais sobre a infraestrutura elétrica do Brasil e analisar como uma coisa ajudou a outra.
Antes do chuveiro elétrico ser inventado, a água era aquecida por gás, óleo e até lenha nos grandes tonéis de armazenamento, chamados boilers. Na época existia um problema com a ineficiência dos boilers, pois era necessário esquentar grandes quantidades de água antes de tomar banho.
Foi aí que um eletricista nascido em Jaú (SP), Francisco Canho, teve a ideia de inventar um mecanismo menor, em que a água passaria por uma resistência e seria aquecida à medida em que fosse usada. O chuveiro elétrico surgiu para o uso da população de forma comercial nos anos 1940.
O aparelho se mostrou tão eficaz que até países como México, Colômbia, Argentina, Chile e Uruguai começaram a usá-los.
O Brasil, na década de 50, já mantinha uma rede de distribuição de eletricidade desenvolvida nos grandes centros urbanos. As companhias de energia precisaram reforçar as instalações para atender as casas que tinham os chuveiros elétricos. Alguns lares tinham até três aparelhos deste tipo, o que causou um problema na infraestrutura.
Então, os disjuntores específicos para estes aparelhos foram criados. Para que em caso de sobrecarga ou curto-circuito, o chuveiro seria desligado sem afetar a instalação da residência.
Mas como os dois estão ligados?
O diretor geral da NeoCharge afirmou que, por causa da infraestrutura elétrica mais desenvolvida e dimensionada, atualmente os chuveiros permitem uma instalação facilidade de carregadores de carros plug-in. “O cabeamento no Brasil costuma ser mais resistente que o de várias regiões da Europa, o que otimiza o nosso trabalho”, lembra Ayrton Barros. Segundo o especialista, as companhias de energia já entregam quantidades suficientes de eletricidade para a instalação dos carregadores, porque algumas casas têm até três ou quatro chuveiros elétricos. Neste caso, não é necessário entrar em contato com a concessionária e pedir mais energia para atender o carregador.
Mesmo com toda a dimensão da instalação brasileira, a recomendação é que se o carro elétrico seja plugado quando chuveiros elétricos, air-fryers, ar-condicionado e outros itens que consomem grandes porções de energia estejam desligados. Desse jeito, o morador evitará sobrecargas e possíveis quedas de eletricidade.
Por causa disso, algumas empresas trabalham com sistemas de gestão de energia inteligentes que são instalados junto dos carregadores e fazem uma leitura automática do consumo na residência. Em horários de pico, o sistema reduzirá a velocidade de carregamento do veículo elétrico, porém o abastecimento voltará ao normal quando o uso for menos potente.