Se o ar condicionado e o ventilador são soluções no verão, o inverno tem como grande salvador o aquecedor. O aparelho elétrico conta com modelos a gás, a óleo, halogênicos, com cerâmica e muitos outros. Abaixo, vamos detalhar os diferentes tipos de aquecedores.
Quando falamos de aquecedores elétricos, estamos falando dos tipos de aquecedores que contam com uma resistência responsável por esquentar o ambiente. O aquecedor elétrico halógeno possui lâmpadas halógenas com resistências internas, irradiando calor. Tais lâmpadas ficam protegidas por uma grade de metal, portanto, é preciso tomar cuidado com o calor.
O aquecedor elétrico de cerâmica segue a mesma lógica, com uma ventoinha e uma resistência, dessa vez acoplada a uma placa de cerâmica no lugar de lâmpadas halógenas. Isso faz com que o calor seja distribuído de forma mais suave, enquanto a placa permanece quente por mais tempo após o aparelho ser desligado.
Já o termoventilador conta com uma resistência em formato de mola que se aquece e tem tal calor projetado a partir de um ventilador. Além destes tipos de aquecedores elétricos, há também os modelos a óleo, em que a resistência interna do aparelho fica submersa em óleo. O líquido esquenta de forma mais equilibrada e o ambiente é aquecido mais uniformemente.
Os perigos dos diferentes tipos de aquecedores
Os diferentes tipos de aquecedor oferecem diferente riscos. No caso de aquecedores de resistência – possivelmente os mais populares -, é importante que hajam grades de proteção para evitar contato com a resistência incandescente, além de evitar deixá-los próximos de crianças e pets.
Já os tipos de aquecedores a gás, embora esquentem com bastante facilidade, apresentam um perigo maior em caso de ambientes fechados. Recomenda-se que o aparelho seja utilizado apenas em ambientas com ventilação por conta da combustão do gás carbônico.
A ventilação do ambiente é indicada no uso de todos os modelos de aquecedores. Ao manter-se a ventilação, a umidade relativa do ar é preservada e evita-se o agravamento de doenças respiratórias, como como asma, DPOC (bronquite e enfisema pulmonar), rinites e sinusites.