A energia solar cada vez conquista maior espaço dentro do cenário brasileiro. O país é o sexto maior produtor da fonte energética, o que abre espaço para novas modalidades, como a energia solar por assinatura.
O modelo é pouco comum, em termos relativos. De acordo com dados divulgados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a modalidade passou a beneficiar mais 3.628 UCs (Unidades Consumidores), a partir da instalação de 678 unidades de geração compartilhada. Os dados são referentes ao primeiro quadrimestre deste ano.
A energia solar por assinatura é uma excelente alternativa para quem busca seguir um caminho mais sustentável, enquanto ainda mantém sua eficiência energética. Mais do que isso, oferece tal possibilidade àqueles que não possuem espaço em seu terreno, residência ou empresa para instalar placas solares.
Energia solar por assinatura: saiba mais sobre modalidade
O processo de energia solar por assinatura é bastante simples. Ao longo do Brasil, estão instaladas diversas usinas solares, com preferência a locais onde há sol forte e abundante. Essas usinas geram energia elétrica, que então pode ser redirecionada para outros locais.
Com a assinatura, você passa a fazer parte de uma Associação Civil com tais usinas e passa então a receber créditos de energia. Os créditos são, então, utilizados para que você receba parte da energia gerada em tais usinas solares, fazendo com que você tenha o abastecimento necessário para seu imóvel.
Desde o início da expansão da fonte solar no país, a geração compartilhada já soma mais de 9,4 mil unidades em operação, beneficiando um total de 332 mil UCs em todo Brasil.