O mercado de energia solar continua em constante crescimento ao longo dos anos. De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar), desde 2012, o segmento evitou a emissão de 58,6 milhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono).
Por exemplo, a Geração Distribuída (GD), é um dos modelos mais buscados por consumidores que querem adotar soluções mais sustentáveis, acumulando mais de 32.7 MW de potência instalada em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.
O país possui mais de 2,8 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, sendo 78% apenas em residências.
De acordo com a estimativa baseada no ano de 2023, 40% das vendas das placas solares foram financiadas, uma tendência que aumenta a necessidade de proteção financeira para a aquisição desses equipamentos.
A Assurant e a 77sol firmaram uma colaboração com a oferta de seguro de proteção financeira, o Seguro Prestamista, com o propósito de proteger o crédito dos consumidores que optarem pela compra financiada de um sistema de geração de energia solar.
Demandas de energia solar do mercado
A Assurant é uma empresa de seguros e soluções que protegem a vida conectada das pessoas, e a 77Sol é o ecossistema de produtos e serviços em energia solar 100% gratuito do Brasil que cobre a oferta de equipamentos, financiamentos para projetos solares e soluções em engenharia e para integradores.
O Superintendente de Novos Negócios, Comercial Mobile e Digital da Assurant, Bruno Tognozzi, diz que o seguro prestamista é importante para o planejamento financeiro do cliente pessoa física que necessita de crédito para comprar o equipamento de energia solar.
“O seguro prestamista protege o consumidor e o credor porque ele garante a quitação total, ou parcial, de uma dívida em três situações: desemprego involuntário, invalidez permanente ou em caso de falecimento do segurado. Além disso, resguarda os familiares de uma possível transferência da dívida aos herdeiros”, explicou Tognozzi.
“Essa aliança com a 77Sol reafirma a capacidade da Assurant em desenvolver soluções para atender as demandas de novos mercados. O setor de energia solar tem crescido nos últimos anos e para ampliar o acesso dos brasileiros a essas tecnologias, vamos desenvolver, cada vez mais, soluções de proteção”, disse o superintendente.
Para o CEO e fundador da 77Sol, Lucas Milani, a porcentagem para 2024 deve ser ainda maior. “Quando olhamos para os nossos números, a maior parte dos projetos solares contratados já são feitos via financiamento e acreditamos que este é um movimento do mercado como um todo. Seguindo essa tendência, o prestamista chega para trazer um crescimento significativo na escolha e na aprovação dos financiamentos nos próximos meses, graças à segurança adicional proporcionada perante os bancos”.
O executivo afirmou que a previsão é de que a nova solução fortaleça a conversão de vendas, permitindo uma experiência mais segura e competitiva, em linha com as demandas do mercado.
Além disso, existe um impacto positivo da nova opção de seguro no score de crédito da marca junto aos bancos. De acordo com Milani, a garantia adicional melhora ainda mais as condições dos financiamentos, com taxas mais favoráveis e maior chance de aprovação para os clientes. “Isso beneficia todas as partes envolvidas na negociação, que passam a contar com melhores condições para a linha de crédito”, finalizou.