O setor eólico tem a necessidade de ingressar nas discussões no Senado Federal em torno do Projeto de Lei n° 2338, que fala sobre o uso da inteligência artificial (IA), na opinião do diretor de Relações Governamentais e Sustentabilidade da Siemens Energy Latam, Henrique Petersen Paiva. Para ele, a entrada do mercado na discussão pode incrementar os debates sobre a implementação de data centers, visto como um possível meio de crescimento de demanda energética no país.
De acordo com o diretor da Siemens, o crescimento da indústria de inteligência artificial pode melhorar a crise de demanda no mercado eólico no curto prazo, mas é necessário entrar na “briga” para que os centros não se limitem apenas no Sudeste no país.
“Por vezes não vislumbramos a legislação das operações no Brasil, mas a questão de tratamento de dados pode fazer com que esses data centers fiquem apenas no Sudeste. Deveríamos ajudar nossos colegas de IA e entrar nesta briga para que os data centers sejam implementadas em qualquer lugar do Brasil”, disse ele em um dos painéis do Brazil WindPower da última quarta-feira, 24 de outubro.
Garantir demanda de energia
Paiva ainda diz que essa é uma das ações a curto prazo para “não dormir no ponto” e garantir a demanda dos próximos anos, que pode ser perdida com a mudança do mercado para outras fontes.
“Enquanto, surfamos nos leilões passados garantidos pelo governo, deveríamos ter o pensamento no longo prazo para tornar o Brasil uma plataforma de exportação para toda América, inclusive para os Estados Unidos, porém paramos neste ponto”, afirmou o executivo, que ainda defendeu o mecanismo para exportação brasileira.
De acordo com a presidente executiva da Abeeólica, Élbia Gannoum, o setor eólico pensou e criou planos no passado, no entanto, as questões políticas da época travaram as discussões.
A alta tributação, dificuldades logísticas e questões sobre os modelos de financiamento para projetos de exportação são os desafios principais para o setor brasileiro. Segundo a executiva, já estão sendo estudadas as formas de exportação.