De acordo com projeção da plataforma Meu Financiamento Solar, o setor de energia solar nacional pode finalizar esse ano com aproximadamente 3,7 mil novas empresas de instalação de sistemas fotovoltaicos de GD (geração distribuída). A empresa recebe em torno de 450 pedidos de cadastros por mês de empreendedores que querem incluir a linha de financiamento no portfólio de serviços aos consumidores finais.
Segundo o balanço, aproximadamente 70% desses pedidos de parceria são oriundos de novos entrantes no mercado de instalação de painéis solares, intitulados de integradores. O Meu Financiamento Solar analisa que o volume de cadastros reflete as crescentes oportunidades de negócio para os empreendedores de energia solar, principalmente com a facilidade de financiamento que vem possibilitando parte das instalações fotovoltaicas.
Empreendimentos em energia solar aumentam
De janeiro a outubro de 2024, o setor de geração própria de energia solar adicionou 7 gigawatts (GW) em potência instalada nos telhados e pequenos terrenos de residências e companhias.
No período, foram mais de 800 mil novas unidades consumidoras beneficiadas com a tecnologia solar, com investimentos da ordem de R$ 26 bilhões este ano, de acordo com os levantamentos da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Em 2024, as empresas de projetos e instalação criaram mais de 210 mil empregos no Brasil, entre os novos postos de trabalho, se destacam instaladores, engenheiros, consultores, administradores e eletricistas, entre outros.
Na análise de Carolina Reis, a diretora do Meu Financiamento Solar, a geração fotovoltaica, é a principal alternativa procurada pelos consumidores brasileiros para se beneficiaram da redução na conta de luz, e ainda se tornou um oceano de oportunidades para quem quer empreender.
“Com as facilidades de contratação de crédito no país ofertadas pelos empreendedores aos clientes finais, o mercado de instalação de painéis solares traz um ambiente completo e atrativo tanto para os empreendedores quanto para os brasileiros em suas casas e empresas”, disse a executiva.