A Deye, uma empresa chinesa que é renomada na produção de inversores solares, bateiras e soluções de conforto ambiental, na última terça-feira, 03 de setembro, anunciou a instalação de sua primeira fábrica fora da China. O local selecionado foi o Polo Industrial de Manaus (PIM). O anúncio foi feito ao decorrer da reunião na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
A reunião foi comandada por Bosco Saraiva, superintendente da Suframa e contou com a presença do coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Autarquia, Arthur Lisboa.
Na reunião também estavam presentes o chefe de tecnologia global da Deye, David Ji, o vice-presidente global de Vendas da empresa, Alan Wu, o country manager da Deye para Brasil, Itália e Espanha, Thiago Gomes e o diretor de Operações da empresa para essas mesmas regiões, Caio Lentini.
Ao longo do encontro, Thiago Gomes destacou a o quão importante é a fábrica nova para a empresa e para o mercado local.
“Nossa vinda aqui é para montar a fábrica de baterias e, posteriormente, a de inversores, com o objetivo de aumentar nossa competitividade no mercado nacional e sul-americano, além de oferecer melhores soluções tributárias aos nossos clientes e reforçar nossa liderança de vendas”, declarou Gomes.
Caio Lentini afirmou que a Deye tem presença em mais de 150 países e é líder de mercado em diversos deles, isso inclui o Brasil, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul e países da Ásia-Pacífico como Filipinas e Indonésia.
A construção da fábrica está na etapa de análise do terreno e de possibilidade do projeto técnico-econômico. O propósito inicial é começar com a produção de baterias, posteriormente ampliando para inversores e, por último, condicionadores de ar.
Manaus foi escolhido, em grande parte, devido aos benefícios fiscais e logísticos oferecidos pela Zona Franca de Manaus (ZFM).
Segundo os representantes da Deye, o objetivo é gerar mil empregos diretos e indiretos, incluindo tanto a fabricação quanto a montagem dos equipamentos.
A chegada da Deye ao Brasil e ao Polo Industrial de Manaus representa uma fase significativo para a empresa, expandindo sua capacidade de produção e reforçando sua presença no mercado latino-americano.