Elon Musk, o bilionário e CEO da Tesla, SpaceX e X (antigo Twitter), divulgou o lançamento da terceira geração do seu chatbot de IA (inteligência artificial), chamado de Grok 3. De acordo com um post publicado no X, se tratando da “IA mais inteligente da terra”.
Vale relembrar que o anúncio ocorreu em meio a um crescimento da concorrência de empresas no mercado de tecnologia, principalmente com foco em Inteligência Artificial, deixando um cenário que já conta com o ChatGPT, pertencente a Open IA, e a chinesa DeepSeek, competitivo.
Na nota do dono da Tesla ocorre dias depois de feito uma proposta, basicamente indecorosa para o chefe da startup.
Uma notícia do The New York Times disse que o Musk fez uma oferta não pedida de US$ 97 bilhões pela OpenAI. A proposta teria ocorrido em um grupo privado de investidores.
No entanto, depois do vazamento da informação, Sam Altman, o CEO da companhia, utilizou o X para provocar Musk. “Não, obrigado, mas nós podemos comprar o Twitter por US$ 9,47 bilhões se você quiser”, comentou o CEO da OpenAI.
Isso em função de quem em 2022, Elon Musk adquiriu a rede social que era chamada de twitter por US$ 44 bilhões, portanto, a oferta de Altman, apresenta um “desconto” de aproximadamente 80% em comparação ao valor pago pelo bilionário há três anos.
O preço também equivale a um décimo do que Musk propôs éla OpenAI que, na rodada mais recente de investimento pelo SoftBank, foi avaliada em US% 260 bilhões.
Empresa de Elon Musk é superada pela chinesa BYD
No terceiro trimestre desse ano, a briga entre a Tesla, empresa de Elon Musk e a BYD, a maior fabricante chinesa de carros elétricos (EVs), alcançou um novo patamar. Pela primeira vez, as vendas da montadora da China ultrapassaram as da Tesla, registrando US$ 28,2 bilhões (em torno de R$ 162,43 bilhões) no período, em relação com os US$ 25,2 bilhões (cerca de R$ 145,15 bilhões) da Tesla. Esse resultado reforça o aumento acelerado da BYD no setor de EVs, enquanto a fabricante de Musk está com foco exclusivo nos veículos 100% elétricos.
Mesmo com os números expressivo de vendas, as estratégias das duas empresas são diferentes. Segundo a Barron’s, a BYD oferece uma linha mista de veículos, que inclui 1,1 milhão de unidades comercializadas no trimestre, das quais cerca de 443 mil foram modelos 100% elétricos e 686 mil eram híbridos plug-in. Já a Tesla entregou aproximadamente 463 mil veículos elétricos no mesmo período. Esse volume de vendas reflete a robustez da BYD no mercado de EVs, apesar do preço médio dos veículos da Tesla continue superior em função do foco em modelos premium e totalmente elétricos.