Dono de algumas das maiores empresas do mundo e considerado um dos homens mais ricos, Elon Musk revelou algumas de suas previsões para o futuro, especialmente no que tange energia elétrica. De acordo com o empresário, é possível que o mundo sofra com falta de eletricidade em 2025 por conta de duas coisas.
Musk acredita que o uso de inteligência artificial e de carros elétricos devem resultar em um período inédito de escassez. O fundador da Tesla e da SpaceX explicou que estamos vivendo a maior revolução tecnológica da história, mas que o abastecimento desse avanço deve ser pensado.
“A próxima escassez será de eletricidade. No ano que vem, [as empresas] não serão capazes de encontrar eletricidade suficiente para rodar os chips. O crescimento simultâneo de carros elétricos e IA, ambos precisando de eletricidade, ambos precisando de transformadores de voltagem… está se criando uma demanda tremenda por equipamentos elétricos e por geração de energia elétrica,” disse Musk em um evento destinado à indústria.
Elon Musk cita o que deve ser feito para evitar escassez de eletricidade
Ao longo de sua fala, Elon Musk explicou que os períodos de escassez podem ser previstos. “Há um ano, a escassez era de chips; chips de rede neural. Então, era muito fácil prever que a próxima escassez seria de transformadores de redução de tensão. Você precisa alimentar essas coisas com energia. Se você tem 100-300 quilovolts saindo e precisa reduzir tudo para seis volts, isso é muita redução, ” disse ele.
Dessa forma, o bilionário destacou a necessidade urgente de focar na geração de energia limpa. É preciso que a indústria tenha em mente a fabricação de transformadores elétricos, elemento crucial no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e energia elétrica.