Por mais que os eletrodomésticos deixem a nossa vida mais prática, não podemos esquecer de um detalhe importante: o quanto de energia esses equipamentos consomem.
Por isso o conteúdo dessa matéria será mostrar oito eletrodomésticos que gastam muita energia. Quem está interessado em reduzir o valor da fatura de energia, acompanhe até o fim.
Eletrodomésticos que consomem mais energia
1. Chuveiro elétrico
Se você gosta de um bom banho quente e é acostumado a ficar muito tempo embaixo do chuveiro, recomenda-se diminuir a frequência do uso da água em altas temperaturas. Vamos ao exemplo: com 30 minutos de uso diário e uma potência de 5.500 W, esse equipamento pode consumir cerca de 88 kWh de energia elétrica por mês.
2. Forno elétrico
Outro responsável pelo aumento no custo da energia é o forno elétrico, dependendo da sua potência e tamanho. Por exemplo: se esse equipamento for usado apenas uma hora diária, ele pode consumir aproximadamente 15 kWh de eletricidade mensais.
3. Geladeira
Mesmo que a geladeira não seja um equipamento com uma potência alta, ela precisa ficar ligada na tomada 24 horas ininterruptas na cozinha. Por isso o consumo de energia elétrica de uma residência é elevado, principalmente se deixar a porta desse eletrodoméstico aberta por longos períodos. Dependendo do tamanho e do tipo, o gasto dela pode variar entre 40 kWh e 57 kWh mensal.
4. Ar-condicionado
Esse equipamento essencial em cidades com um clima quente é um dos maiores consumidores de energia elétrica de uma casa, principalmente se ficar ligado por horas a fio. Dependendo do tipo e da potência o consumo deste aparelho pode variar entre 129 kWh e 679 kWh, dependendo do tipo e potência.
5. Lavadora de louças
Apesar de ser grande valia para alguém que não tem muito tempo, a lavadora de louças pode aumentar a sua conta de luz. Por exemplo: um ciclo de lavagem de 40 minutos diários, durante 30 dias, fará o aparelho consumir aproximadamente 31 kWh.
6. Televisão
A marca, o tamanho e o tipo de televisão podem interferir no consumo energético desse equipamento. De qualquer jeito, a TV também pode gastar muita energia. Por exemplo: um aparelho de 42 polegadas do tipo LED, se ficar ligada cerca de cinco horas por dia, pode requerer cerca de 30,45 kWh em um único mês.
7. Fogão elétrico
Conhecido como cooktop, esse equipamento moderno também pode consumir bastante energia elétrica, apesar da praticidade e do tamanho reduzido. Por exemplo: se for usado apenas uma hora por dia, ao longo de todo o mês, o gasto médio desse aparelho será de aproximadamente 68 kWh, a depender do modelo.
8. Ventilador
O ventilador é aparelho essencial em regiões mais quentes e dias de temperaturas elevadas. Além de ser prático, pois que pode ser colocado em qualquer cômodo da casa, o gasto energético costuma ser significativo. Por exemplo: caso seja utilizado durante oito horas diárias, esse equipamento pode gastar cerca de 17,28 kWh por mês.