Na procura pela redução do consumo de energia em casa, muitas vezes esquecemos pensar como o impacto de aparelhos que ficam conectados na tomada mesmo quando não estão sendo utilizados afetam nosso bolso.
Alguns dispositivos elétricos, mesmo em modo de espera ou desligados, continuam gastando energia, o que é intitulado de “consumo fantasma”. Esses dispositivos, aparentemente inofensivos, podem adicionar um gasto considerável na conta de luz ao longo do mês.
Confira cinco eletrodomésticos comuns que não devem ficar conectados na tomada quando não está em uso.
Ar-condicionado
Mesmo sem estar sendo usado, o ar-condicionado pode continuar consumindo uma pequena quantidade de energia em modo de espera, podendo parecer insignificante, porém pode somar um custo extra na conta de luz ao longo do tempo.
Micro-ondas
Mesmo desligado, o micro-ondas continua consumindo energia elétrica para manter seu display, relógio e algumas funções de prontidão, como o modo de espera. Esse consumo pode criar um aumento na conta de luz.
Televisões
Esse aparelho possui funções de modo de espera, que consomem uma quantidade menor, porém constante, de energia para manter o aparelho pronto para ligar rapidamente ou para alimentar luzes de LED e receptores de controle remoto. Esse consumo constante pode representar um gasto considerável ao longo do mês, principalmente se houver mais de uma TV na casa.
Carregadores
Além da economia de energia, remover os carregadores da tomada ajuda a evitar riscos de aquecimento excessivo, que pode acontecer quando eles ficam plugados o tempo todo, especialmente em dias quentes ou em ambientes pouco ventilados.
Computadores
Mesmo fora da tomada e desligados, muitos computadores ainda consomem energia em modo de espera para manter algumas partes prontas para uma inicialização rápida, como a placa-mãe e o circuito de alimentação. Tirar os computadores da tomada quando não estão sendo utilizados pode ajudar na economia de energia e aumentar a durabilidade do equipamento.