Com o acréscimo na conta de luz devido ao acionamento das bandeiras tarifárias, a tarifa de energia se tornou uma preocupação crescente no bolso das famílias brasileiras, principalmente com o constante uso de eletrodomésticos que, mesmo quando não estão sendo utilizados, continuam consumindo energia elétrica e aumentando os gastos.
De acordo com especialistas, retirar certos eletrodomésticos da tomada pode auxiliar na redução do consumo e aliviar o impacto da conta de luz ao final do mês.
“Desconectar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso é uma forma eficaz de reduzir o consumo, já que muitos dispositivos continuam consumindo energia mesmo em modo stand-by, representando até 11% da conta”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN), Reinaldo Domingos.
Veja quais aparelhos são prejudiciais para o seu bolso
1. Chuveiro elétrico
É um dos maiores consumidores de energia em qualquer residência. Diminuir o tempo de banho e evitar utilizá-lo em temperaturas mais altas gera uma economia considerável.
2. Ar-condicionado
Deve ser usado de forma eficiente e consciente. “Um ar-condicionado pode representar até 40% do consumo de energia em uma residência”, afirma a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera, Thalita Moschini.
Se não estiver no ambiente, desligue-o completamente e retire-o da tomada.
3. Micro-ondas
Consome energia mesmo quando somente o visor e o relógio estão ligados. Retirar o aparelho da tomada depois do uso diminui o consumo em modo de espera e auxiliar na economiza da conta.
4. Geladeira
Esse aparelho precisa ficar ligado constantemente, porém alguns cuidados podem evitar o consumo excessivo, como manter a vedação em bom estado, descongelar o refrigerador de maneira regular e mão colocar alimentos quentes diretamente na geladeira ajudam na redução do gasto de energia.
5. Máquina de lavar roupas
Utilizá-lo em horários de pouca demanda e sempre com a capacidade máxima pode auxiliar na economiza. Evitar ainda o uso da função de secagem, que aumenta ainda mais o consumo.
6. Televisão
Desconectá-la da tomada depois do uso pode fazer uma diferença significativa.
7. Computador
Para economizar, desligue o computador da tomada quando não estiver usando e evite deixá-lo em modo de espera por muito tempo.
8. Lâmpadas incandescentes
Substituí-las é uma maneira de reduzir o consumo e ainda o custo na conta de luz. Aproveitar a luz natural durante o dia também pode ajudar.
9. Carregadores de celular e notebook
Ao final do carregamento, retire-os da tomada. Essa prática não só ajuda a economizar eletricidade como ainda prolonga a vida útil dos carregadores.