Com o Brasil enfrentando a pior seca da história e as contas de luz ficando mais caras devido ao acionamento das usinas termelétricas, entender quais aparelhos domésticos que gastam menos energia é essencial para uma economia no bolso dos brasileiros.
O selo Procel (Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica) é a uma referência obrigatória para qualquer produto que consuma energia elétrica no Brasil. Ele indica ao consumidor, de forma clara e acessível, qual o nível de consumo do aparelho, a partir das letras A a E, sendo A o de menor consumo e E o de maior consumo.
Também aponta o consumo de energia do dispositivo em kilowatts por mês (kWh/mês), além do gasto energético mesmo com o aparelho desligado, porém ainda conectado à tomada, em modo stand-by. Neste texto, vamos conferir quais eletrodomésticos que menos energia consomem energia.
Sempre que estamos falando sobre economia de energia, os aparelhos que mais são apontados como os que consomem muita eletricidade são: geladeira, ferro elétrico e chuveiro. Porém, existem alguns aparelhos e dispositivos que utilizamos no dia a dia que consomem pouca energia.
Confira, a seguir, cada um deles.
Lâmpadas de LED
Foram criadas para revolucionar o mercado, gerando economia e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Sua duração é muito longa, o que ocasiona em menos descarte de materiais poluidores na natureza.
Liquidificadores
Consomem muito pouca energia, em torno de 1kW por mês, levando em consideração sua utilização diária.
Aparelhos de TV
Gastam pouca energia, em torno de 0,12kW por hora. Levando em consideração sua utilização diária por oito horas, seu consumo não chega a um real por dia. Vale ressaltar que mesmo desligada e conectada à tomada, a TV ainda consome alguma energia.
Notebooks
Assim como a TV, também em uma faixa de consumo de pouca energia, com aproximadamente 0,09 kW por hora. Se um consumidor trabalha em home office por oito horas, o impacto em sua conta devido ao seu uso é quase insignificante.