A Eletrobras anunciou que comemorou uma parceria comercial com a TIM Brasil que vai possibilitar a oferta de energia elétrica a clientes da operadora de telefonia que estejam aptos ao mercado livre de energia. O objetivo é aproveitar a abertura do mercado livre para clientes de alta tensão, que passou a valer em janeiro de 2024, através de comercializadores varejistas.
O memorando assinado entre as duas companhias abre portas para outros projetos, como explorar soluções tecnológicas no âmbito de conectividade para os ativos de geração e transmissão de eletricidade da Eletrobras, o que contribui para a adoção de processos operacionais cada vez mais digitais na empresa.
Além da comercialização de energia, o acordo estima o estímulo ao uso de energia limpa, transformação digital de ativos de energia através do 5G e soluções relacionadas à Internet das Coisas (IoT), como instalação de medidores inteligentes.
TIM e Eletrobrás firmam parceria para o Mercado Livre de Energia
Segundo o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, a colaboração está alinhada ao propósito da empresa de se tornar uma companhia “completamente voltada para o cliente, protagonista na comercialização de energia no mercado livre, que vai oferecer um ecossistema de comercialização com soluções completas e descarbonizadas para esse mercado”.
Para a TIM, a parceria reflete seu compromisso com a agenda de descarbonização e inovação. “Além de apoiar a transformação digital da Eletrobras, essa parceria estratégica reforça nosso compromisso com práticas sustentáveis e tem o potencial de democratizar o acesso ao mercado livre de energia para nossos clientes, contribuindo diretamente para impulsionar o uso de fontes renováveis no Brasil”, afirma o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli.
Hoje,TIM é líder na corrida pelo 5G no Brasil em número de estações rádio base (ERBs) instaladas, mesmo tendo a menor base entre as três grandes operadoras. A tele anunciou que vai disponibilizar para a Eletrobras, além da capacidade dessa rede, um “amplo canal de distribuição e diferentes soluções de atendimento ao cliente”. Já a concessionária entraria com a “expertise” que tem nesse mercado, além de “robustez no fornecimento de energia renovável em todo o país”.