A EDP, companhia de energia que atende a demanda de 28 municípios em São Paulo, divulgou um investimento de R$ 5 bilhões até 2030 para estimular a infraestrutura energética e lançou o Plano Verão, uma medida para enfrentar os eventos climáticos extremos. Esse investimento da EDP tem o propósito de implementar redes mais resilientes e seguras, digitalização de processos e modernização de equipamentos, o que contribui para a garantia de um serviço de qualidade à população mesmo em situações com muita demanda.
O evento aconteceu em São José dos Campos, no Centro de Operação Integrado (COI) da EDP, no bairro Jardim Aquarius, e teve a presença do vice-presidente de distribuição, Dyogenes Rosi, além de autoridades públicas e representantes da área meteorológica. Dyogenes enfatizou a importância do planejamento estratégico, ressaltando que “os investimentos são fundamentais para garantir o atendimento com qualidade e segurança”. Ele apontou também que o setor elétrico está cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas, tornando essencial o fortalecimento da rede elétrica.
EPD quer implantar novas tecnologias
Além dos investimentos financeiros, a EDP vem se comprometendo com a implementação de novas tecnologias e sistemas automatizados, como o uso de inteligência artificial no COI, permitindo mais agilidade na resolução de falhas. Em 2024, a distribuidora inaugurou a subestação Germana em Caçapava, com investimento de R$ 34 milhões, e a subestação Água Chata, em Guarulhos, que recebeu R$ 32 milhões, expandindo a capacidade energética da região e contribuindo para o aumento econômico local.
Outro ponto de destaque foi o reforço operacional com novas equipes técnicas para suporte em dias de tempestades, e a alocação estratégica de técnicos em regiões como o Litoral Norte ao longo do verão, período de muito movimento. Com essas ações, a EDP reflete seu compromisso com a qualidade do serviço, em um esforço em colaboração com a prefeituras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
O Plano Verão ainda possui uma maior atuação em serviços preventivos, como poda de árvores para evitar quebras de galhos sobre a rede elétrica, além do reforço do atendimento virtual e de Call Center para a garantia do suporte necessário aos consumidores em momentos de emergência.