O mercado de energia está em destaque no Brasil por der um dos mais emergentes no país. De acordo com dados da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), apenas em 2023, o mercado livre de energia apresentou um aumento de 23% e proporcionou um nível anual recorde de R$ 48 bilhões de economia nos custos da energia elétrica.
Companhias como a Matriz Energia fornecem para sua residência e empresa alternativas sustentáveis para a economia na conta de luz, sem mudar o seu consumo, com um planejamento completo, que engloba desde o contrato de distribuição de energia até a gestão de eficiência energética do seu sistema.
Essas soluções viabilizadas pelo aumento no mercado de energia podem fazer com que as contas de luz mensais se tornem até 35% mais barata para empresas, e até 20%, se for pessoa física.
GNV é o mais barato do mercado
O GNV (gás natural veicular) se posicionou como o combustível mais competitivo e econômico no estado do Rio de Janeiro, em comparação com os demais. Levando em consideração a média de valores determinados nos postos, quem usa GNV acaba economizando em torno de 50% sobre o etanol e a gasolina. Além disso, quem escolhe o combustível também recebe por direito um desconto correspondente a 62,5% no IPVA.
No primeiro sábado do mês, 1 de fevereiro, a tarifa do GN no estado do Rio foi reduzida, já o diesel e a gasolina apresentaram uma alta. Em relação ao GNV, a redução correspondeu a 3,97% na área da Ceg (Região Metropolitana) e 0,23% na área da Ceg Rio (interior do estado).
Para conseguir calcular o rendimento e economia com de uso do GNV, a Naturgy fornece em seu site um aplicativo web, chamado de Simulador de Economia. Além disso, o motorista também pode ter um aplicativo para celular, intitulado de Simulador GNV, que mostra a localização de postos de abastecimento com esse tipo de combustível.