Um dos principais assuntos do brasileiro quando se fala em energia elétrica é a economia na conta de luz. Com valores cada vez mais altos, é preciso se virar para conseguir evitar faturas astronômicas. Portanto, siga nossas dicas abaixo e economize energia.
Separamos cinco ações que podem diminuir seu consumo de energia e, como consequência, o valor de sua conta de luz. Afinal, a Agência Nacional de Energia Elétrica conta com diversas normas na hora de realizar a cobrança e é possível driblar alguns dos grandes “gastadores”.
Economize energia: veja dicas
Para que você economize energia nos dias mais quentes, não é preciso apenas desligar o ar-condicionado e passar calor dentro de casa. Confira nossas dicas.
Cuidados com a geladeira
Um dos maiores gastadores de energia elétrica é a geladeira. O aparelho corresponde a 30% do consumo mensal de residências no Brasil e alguns cuidados podem te ajudar. Primeiro, não coloque alimentos quentes, pois isso força seu funcionamento. Espere os alimentos ficarem em temperatura ambiente. Além disso, é importante ficar atento à vedação da borracha da geladeira, evitando que o resfriamento não esteja isolado.
Otimize a utilização da máquina de lavar
Outro grande gastador é a máquina de lavar. Cada vez que você liga o aparelho, ocorre um pico de energia. Portanto, o recomendado é programar suas lavagens com o máximo de roupas possíveis em cada ciclo.
Vede seus espaços
Essa dica é diretamente para os ambientes com a presença de ar-condicionado. Quanto menor e mais vedado o espaço, seja por paredes, janelas ou portas fechadas, mais eficiente será o ar-condicionado.
Computadores
Embora contenham uma bateria própria, os notebooks precisam ser conectados a uma fonte de energia elétrica de tempos em tempos. Ao ser conectada à tomada, a bateria de um computador pode chegar 8,9 kWh de consumo. O mesmo pode ser dito a respeito dos computadores de mesa, também conhecidos como desktop, com um consumo potencial de energia de até 21,2 kWh e com a possibilidade de consumo mesmo desligado.
Decodificadores
Muito se fala das televisões, mas os decodificadores também representam um problema. Os aparelhos utilizados para ver TV a cabo podem manter seu consumo mesmo quando desligados, especialmente se possuem a função de gravar um programa.