Em alta no Brasil, a energia solar já é a segunda maior fonte energética do país, que, por sua vez, é o sexto maior produtor da categoria no mundo. Portanto, a procura por painéis solares está cada vez maior e surgiu em muitos cidadãos a mesma pergunta: é possível instalar geração de energia solar em apartamento?
Há alguns procedimentos que precisam ser levados em consideração para que o moradaor de um apartamento consiga ter acesso à energia solar. Em primeiro lugar, é preciso realizar a consulta com demais condôminos para viabilizar o investimento conjunto. Portanto, é preciso conferir o regulamento de seu condomînio a fim de realizar uma assembleia.
Por meio da Resolução 687 (Resolução Normativa 687/2015), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou a modalidade de geração compartilhada em 2015, sendo parte da geração distribuída (GD). É essa resolução que viabiliza o compartilhamento de energia de mini e microgeração entre consumidores que estejam na mesma área de concessão.
Energia solar em apartamento: conheça instalações
Para viabilizar a produção de energia solar em apartamento, existem dois tipos principais de instalação. O modelo conta com o uso de painéis solares convencionais para a implementação da captação fotovoltaica.
A disposição de prédios, no entanto, faz com que a instalação dos painéis tenha algumas peculiaridades. Uma das possibilidades é que a instalação aconteça em varandas e fachadas, priorizando a captação fotovoltaica pela lateral dos prédios. Essa modalidade não é recomendada no Brasil.
A instalação mais apropriada levando em consideração a disposição solar do país é realizada nos telhados e coberturas de prédios. Assim, garante-se maior exposição ao Sol, facilitando a energia fotovoltaica.