Hoje em dia, buscar por soluções sustentáveis e tornou cada vez mais urgente, o que reflete a necessidade de preservar os recursos naturais do nosso planeta. Por causa disso, um conceito que tem ganhado destaque é o de casa autossustentável.
Este tipo de empreendimento, que segue a linha dos green buildings, construções destinadas a causar um baixo impacto ambiental possível, tem como objetivo a redução do consumo de energia, de água e muito mais.
Por exemplo, isto só é possível, recorrendo à energia solar, hidráulica ou eólica para que a própria moradia produza a maior parte (ou que sabe a totalidade) da energia ou água que gasta.
Por isso, projetos como esse demonstram um modelo concreto de como as tecnologias de energia limpa, junto com a automação inteligente e sistemas de gestão de recursos naturais, podem mudar o futuro da habitação, fornecendo não apenas uma alternativa ecológica viável, como também um modelo econômico atraente para o consumidor.
Projeto no interior de Minas Gerais
No interior do estado de Minas Gerais, um projeto piloto está sendo desenvolvido, liderado pelo empresário Cassio Vinicius Aarão. Com apenas quatro meses em testes, a casa autossustentável híbrida, que junta energia solar, eólica, biodigestor e baterias, já apresenta resultados impressionantes.
Esse sistema de energia é completamente off-grid, isto é, não é dependente de rede elétrica pública para funcionar. Para alcançar a independência energética, a casa usa duas fontes principais de energia: solar e eólica.
Hoje em dia, a infraestrutura possui 16 painéis bifaciais de 530 W da Jinko Solar; um gerador eólico de 5,5 kVA, complementando a produção de energia em dias nublados ou durante a noite, quando a produção solar não é suficiente; dois inversores de 6 kVA da Growatt; e um biodigestor, transformando resíduos orgânicos, como restos de comida e dejetos humanos, em biogás e fertilizante natural.
Há também um banco de baterias da Huawei com 25 kWh e um banco de baterias da Dyness de 5 kWh para backup, ambos em 48 V CC, com capacidade para armazenar a energia produzida durante os períodos de alta geração e produzir energia elétrica durante a noite ou em dias com produção menor.