Os carros elétricos têm embutidos várias despesas muitas vezes não contabilizada, um dos motivos de serem mais caros que os veículos convencionais, seja a gasolina ou flex. Vendidos com a propaganda de um menor custo de abastecimento, os automóveis eletrificados têm custo real de manutenção de US$ 53.000 ao longo de uma década, quase dobrando o seu preço médio inicial de venda.
Qual o motivo?
São incluídos nessa conta os subsídios, os incentivos fiscais e os gastos necessários para a implementação de postos de carregamento, expandir a infraestrutura de rede e ampliar o sistema elétrico. Os dados são de um relatório “Texas Public Policy Foudation” feito baseado no mercado automotivo dos Estados Unidos.
Hoje em dia, um carro elétrico novo tem o custo médio de US$ 58.000 nos Estados Unidos. Mais caro que um veículo tradicional, que tem preço médio de US$ 33.000 no país. No entanto, longo de uma década, um elétrico somará uma despesa adicional de US$ 53.000 além do custo de recarga/abastecimento. Por exemplo, um carro flex, não terá esse custo. Por isso, adicionando o preço as despesas totais em 10 anos, um elétrico tem um custo real de US$ 111 mil.
Contudo, esse extra não é pago de diretamente pelos proprietários. É suportado pelos governos, isto é, pago com dinheiro de quem paga impostos, além dos consumidores de serviços como o de energia elétrica, que sofrerão um aumento em suas tarifas por causa da necessidade de expansão da rede e da geração.
Além da recarga, um veículo elétrico irá demandar US$ 4.569 extras com a cobrança e medição da eletricidade consumida em uma década. Custando outros US$ 48.698 com subsídios, mandatos de fabricação de carros elétricos e aumento das despesas do setor elétrico.
De acordo com o estudo, calculando os números por trás da recarga, os proprietários irão pagar apenas 7% da despesa total dos seus veículos. Mesmo que os defensores dos veículos elétricos afirmem que os custos de carregamento equivalem a US$ 1,21 por galão de gasolina (3,785 litros), o valor real é muito maior.
A cada US$ 1,21 de eletricidade pago pelo proprietário para carregar o seu automóvel, há outros US$ 16,13 em despesas indiretas. Totalizando um custo real de carregamento de US$ 17,34 por galão de gasolina equivalente.