Os associados da Coopercocal (Cooperativa Energética Cocal) já podem sentir alívio, devido a uma importante redução nas tarifas de energia elétrica. As novas tarifas, calculadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), vão trazer uma redução tarifária com efeito médio em 14,44% para os clientes da cooperativa.
Essa queda expressiva é resultado de uma série de investimentos estratégicos que a Coopercocal realizou ao longo dos últimos anos, destacando a construção da linha de transmissão, que permitiu queda no custo do transporte de energia e uma maior eficiência no fornecimento.
O cálculo do reajuste tarifário é feito anualmente pela Aneel e considera vários fatores, como a variação nos custos da energia, investimentos em infraestrutura, perdas na distribuição e indicadores econômicos. Para a Cooperativa, os investimentos em sua rede de distribuição, principalmente na linha de transmissão, e a aquisição da energia no mercado livre permitiram a redução nos custos operacionais. Fatores determinantes para a redução significativa na tarifa.
Segundo Altair Lorival de Mélo (Belha), o presidente da Coopercocal, a redução nas tarifas é fruto de uma gestão que se compromete com a eficiência e o benefício direto aos associados.
“Nosso foco sempre foi investir de forma estratégica e responsável para garantir não apenas um serviço de excelência, mas também uma tarifa mais acessível. Agora, estamos colhendo os frutos dos investimentos realizados ao longo dos últimos anos. É gratificante saber que, além de manter a qualidade no fornecimento, conseguimos proporcionar uma redução significativa nas tarifas, impactando positivamente a vida de todos os nossos associados,” celebrou.
Com um investimento de mais de 15 milhões, a nova linha de transmissão conectada em 31 de março de 2023, expandiu a capacidade de atendimento e aprimorou a eficiência do fornecimento de energia, o que garantiu uma maior confiabilidade e reduziu perdas ao longo do sistema, além da queda no custo do transporte. Essa melhoria fortalece a infraestrutura elétrica e estimula o desenvolvimento econômico, criando um ambiente favorável para a instalação de novas empresas.
As novas tarifas começaram a ser válidas no dia 30 de setembro, e os consumidores vão perceber o efeito da redução no faturamento de outubro com vencimento em novembro.