A conta de luz pode permanecer mais cara devido as altas temperaturas. Isso por causa do calor, os consumidores costumam gastar mais energia, o podendo levar a uma cobrança maior de ICMS.
Pela primeira vez desde 2021, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), no fim do mês passado, acionou a bandeira vermelha patamar 1. A medida foi tomada devido aos baixos níveis dos reservatórios do país e pelas previsões de chuvas abaixo da média nesse mês.
Em 2024, com o acionamento da bandeira vermelha, haverá um acréscimo de R$ 4,463 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, impactando direto na inflação. Economistas entrevistados pelo GLOBO estimam um aumento na fatura variando entre 10% e 13% este mês.
Porém, com a previsão de temperaturas elevadas nos próximos meses, além de condições como umidade baixa com a falta de chuvas em algumas regiões do Brasil, a previsão é de que a conta de luz fique ainda mais cara. Isso devido ao uso de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e umidificadores, aumentando ainda mais o consumo de energia.
Nesse texto, vamos te ajudar a entender como economizar energia utilizando eletrodomésticos nesse tempo de seca, temperaturas altas e bandeira vermelha.
Confira abaixo quais aparelhos domésticos podem consumir mais energia e como economizar nos gastos:
Ar-condicionado
Especialista orientam o consumidor a escolher o ar-condicionado com o tamanho adequado para o ambiente onde ele vai ser instalado. Outra dica é realizar a limpeza do filtro da tela do ar-condicionado a cada 15 dias, porque a sujeira faz com o que o eletrodoméstico force mais o vento, assim, gastando mais energia.
Chuveiro elétrico
A dica é o consumidor evitar o desperdício de água.
O chuveiro possui chaves que podem indicar o uso para verão ou inverno. “Se o consumidor utilizar essa chave na posição verão, ele consegue economizar até 30% de energia”. Para chuveiros em que a temperatura é regulada manualmente, a dica é não colocar a temperatura muito quente, porque isso também é um fator que contribui para o aumento do consumo.
Geladeira
Evitar abrir o aparelho várias vezes ao dia, além de não colocar alimentos quentes dentro do aparelho. A orientação é que depois de cozinhar, deixe o recipiente esfriando até chegar à temperatura ambiente, para só após ser guardado dentro da geladeira. Qualquer objeto quente dentro do eletrodoméstico acaba consumindo mais energia.