O consumo de energia das indústrias é pauta principal para o setor, causando um impacto direto nos custos operacionais e na competitividade das companhias. Esse consumo está incluindo a eletricidade e outras fontes de energia fundamentais para manter a produção industrial em operação.
Contudo, as necessidades de energia das indústrias enfrentam várias dificuldades. Saber como as indústrias consomem eletricidade e quais segmentos precisam de mais energia é essencial para entender as oportunidades de melhora e queda nos custos.
Entenda a importância da energia para a indústria
A energia é um fundamental para o setor industrial, devido a sua necessidade em praticamente todas as fases de produção e logística. Sem um fornecimento de energia adequado e confiável, as indústrias podem enfrentar dificuldade consideráveis para se manter operando, podendo atrasar na produção e, em última instância, prejuízos financeiros.
A energia, principalmente a elétrica, permitindo o funcionamento de equipamentos pesados, necessária para iluminar grandes espaços de trabalho e operações que precisam de altos níveis de calor ou eletricidade.
Entenda a relação da energia com a indústria
A energia e a indústria têm uma relação de interdependência. Porque as indústrias são grandes consumidoras de energia, correspondendo a uma parcela considerável de consumo de eletricidade em vários países.
Esse alto consumo quer dizer que qualquer mudança nos custos ou na disponibilidade de energia causam impacto direto no setor. Por exemplo, um aumento no preço do gás natural ou da eletricidade também eleva os custos operacionais das indústrias e, em última análise, pode aumentar o custo final dos produtos.
O consumo de eletricidade nos setores industriais brasileiro muda consideravelmente entre os diversos setores, impactando a demanda de produção e o perfil energético de cada área.
De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN 2024), realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em colaboração com o Ministério de Minas e Energia (MME), o setor industrial correspondeu a 31,8% do consumo de energia elétrica no ano passado.