A Barragem das Três Gargantas, situada na província de Hubei, na China, foi a causa de uma discussão inusitada na comunidade científica por causa da sua possível influência na rotação da Terra. Essa gigante estrutura, desenvolvida para controlar enchentes, facilitar o transporte fluvial e gerar energia, se estendendo por mais de dois quilômetros e chega a 180 metros de altura.
Desde a sua inauguração em 2014, se solidificou como a maior barragem do mundo, tanto pelo seu tamanho como pela sua capacidade de contenção. O volume de água contido nessa megaobra levou os investigadores a explorarem os seus efeitos na distribuição da massa terrestre, uma vez que a influência pode alterar, ainda que sutilmente, o movimento rotacional do planeta.
Um estudo da IFLScience diz que o deslocamento de um volume tão considerável de água influencia o momento de inércia da Terra, uma mudança que afeta a sua rotação.
De acordo com o Huffington Post, “o deslocamento alterou a distribuição da massa da Terra, impactando seu momento de inércia e, consequentemente, sua rotação”. Estas suspeitas são oriundas de um estudo da Nasa de 2005, que estudou os efeitos do terremoto e do tsunami do Oceano Índico de 2004 na rotação da Terra.
Na ocasião, foi entendido que o movimento das placas tectônicas reconfigurou a massa do planeta reduzindo a duração de um dia em 2,68 microssegundos, apontando que qualquer evento que provoque deslocamentos massivos de água ou terra pode afetar sutilmente a rotação.
Três Gargantas poderia estender a duração dos dias
O geofísico agência aeroespacial, Benjamin Fong Chao, já tinha alertado em 2005 que a Barragem das Três Gargantas, com capacidade para reter 40km³ de água, poderia estender a duração de um dia em cerca de 0,06 microssegundos.
O especialista também disse que a construção da barragem deslocaria a posição do polo terrestre em cerca de 2 centímetros. Mesmo que essas variações sejam imperceptíveis no cotidiano, elas são relevantes do ponto de vista geofísico, porque representam mudanças causadas por uma estrutura construída pelo homem.
A atividade humana vem gerando alterações no planeta que também afetam a sua rotação, como as mudanças climáticas.