A EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, comunicou que vai investir de R$ 5 bilhões no estado até o ano de 2030. O anúncio foi feito na tarde da última terça-feira, 5 de novembro, no Palácio Anchieta, em Vitória. Dentre os propósitos está a melhoria na segurança do sistema para diminuir interrupções no fornecimento.
Segundo a companhia, os principais incrementos são sobre o processo de atendimento ao cliente, além de instalar redes mais robustas, modernizar equipamentos e implantar novas tecnologias automatizadas.
Segundo João Marques da Cruz, o CEO da companhia na América Latina, no Brasil, o tempo médio de interrupção de distribuição em 2024 é de 11 horas. Nos Estados Unidos, este tempo é de mais ou menos 5 horas.
De acordo com Cruz, ainda há um longo trajeto a ser percorrido no Brasil e no Espírito Santo, porém que os investimentos irão garantir mais força ao serviço, que foi classificado por ele como um dos melhores do país.
“No Brasil as pessoas têm falta de eletricidade que é o dobro dos Estados Unidos, mas estamos muito melhores do que estávamos. Há um caminho a percorrer em todo o Brasil e um caminho a percorrer no Espírito Santo, percebendo que o Espírito Santo tem uma das melhores redes de eletricidade do país, por isso esse investimento. As pessoas vão sentir o impacto quando há um evento extremo, com mais rapidez o estabelecimento, uma rede mais robusta”,afirmou.
O governador Renato Casagrande (PSB) também estava presente no evento e disse que a responsabilidade da empresa, em operação em 70 municípios do Espírito Santo, é realizar um serviço de qualidade aos capixabas e se preparar para eventos climáticos.
“Que a gente tenha uma empresa que possa estar pronta a responder a eventos climáticos extremos, porque enquanto não tivermos equilíbrio no planeta, continuaremos a ter eventos climáticos extremos e a empresa precisa ter uma rede mais resiliente para responder rapidamente a esses eventos”,declarou.