Os elevadores são parta da nossa rotina diária, o que permite deslocamentos rápidos e seguros em prédio de todos os tamanhos. Contudo, poucos sabem a história e a evolução desse dispositivo fundamental no dia a dia. Portanto, nesse texto iremos responder à questão: “Como funciona o elevador?”.
O primeiro elevador de segurança foi inventado por Elisha Otis em 1853 revolucionando a arquitetura e viabilizando a construção de arranha-céus.
Hoje, os elevadores podem alcançar a velocidades de até 12,5 m/s e transportar cargas de até 4.500 kg.
Os elevadores modernos funcionam com mecanismos diferentes, porém a maioria usa cabos ou cintas de tração ligados a um sistema de contrapeso.
Esse mecanismo diminui o consumo de energia elétrica a otimiza a eficiência do transporte. Uma opção é o sistema hidráulico, que abrange um pistão e fluidos pressurizados para ajudar na movimentação na cabina.
Nos dois casos, o princípio básico da elevação continua igual ao desenvolvido por Otis, porém otimizado por várias tecnologias que asseguram um conforto maior, segurança e rapidez.
Confira como o elevador funciona
Cada equipamento contempla vários elementos fundamentais para seu funcionamento eficiente:
- Cabina: lugar onde passageiros ou cargas são movidos. Tem a capacidade e peso máximos estabelecido de acordo com o modelo.
- Caixa de Corrida: Estrutura em que a cabina se movimenta através de trilhos e cabos de tração.
- Contrapeso: Responsável pelo equilíbrio da carga e redução do esforço do motor.
- Pavimento de Acesso: Onde estão situadas as portas e botoeiras para entrada e saída dos passageiros e cargas.
- Fundo do Poço: Possui dispositivos de segurança, como para-choques e botões de emergência.
- Casa de Máquinas: Lugar em que estão os motores e painéis de controle. Em modelos mais modernos, a casa de máquinas foi tirada para melhorar o espaço
Principais tipos de Elevadores
Os elevadores tiveram uma evolução para suprir diferentes necessidades e tipos de edificações. Entre os modelos mais comuns, se destacam:
- Elevador hidráulico: Usa um sistema de bombeamento para ligar um pistão, é o mais indicado para prédios de baixa e média altura.
- Elevador com máquina de tração: Funciona através de cabos e um contrapeso, é a opção mais comum em edifícios comerciais e residenciais.
- Elevador sem casa de máquinas: Modelo moderno que abrangem os sistemas de tração direto na estrutura do elevador, melhorando o espaço e diminuição nos custos da construção.