Se as correntes elétricas são fundamentais para o funcionamento de qualquer aparelho elétrico, a tensão elétrica é de igual importância. Também chamada de diferença de potencial (ddp), a tensão elétrica é a quantidade de energia elétrica gerada com o intuito de fazer com que cargas elétricas se movam em um circuito elétrico, ou seja, formando uma corrente elétrica.
Para que as cargas sejam movidas, é necessário o uso de pilhas ou baterias que geram uma quantidade de energia suficiente para o ato. Por exemplo, a pilha inserida em um controle remoto causa uma diferença de potencial no circuito interno do aparelho, fazendo com que as cargas elétricas se movam e formem uma corrente elétrica.
Da mesma forma, ao ligarmos lâmpadas, eletrodomésticos ou outros aparelhos eletrônicos, é necessário inserí-los na tomada ou utilizar uma bateria, utilizando o mesmo princípio. Em um circuito, as cargas elétricas positivas vão em direção aos terminais com potenciais elétricos baixos e vice-versa.
Tensão elétrica: como medir
Para que seja possível medir a tensão elétrica é necessário ter em mãos um aparelho, o voltímetro, que pode tanto ser analógico como digital. Este último oferece maior confiabilidade na leitura do valor de diferença de potencial. Como regra, o voltímetro tem como característica a impedância de entrada elevada para não alterar o circuito que está medindo.
No entanto, há também como utilizar um multímetro para fazer a medição. O aparelho é um pouco mais caro, mas consegue realizar a leitura de diversas grandezas de uma corrente elétrica. Além da tensão elétrica, o multímetro analisa a intensidade e potência.